Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Medindo forças (II)

Os cardeais da Globo não devem ter gostado de ouvir o Daniel Pennafirme, titular do “Agito geral”, até a primeira semana de maio dizer, repetidamente, que “povo bem informado, não vota em político safado”. Daniel perdeu o emprego, quando muitos esperavam que ele seria o natural substituto no horário do “Quintal da Globo”, reduzido a programa semanal. O “Vale tudo”, com Tino Júnior mira num público mais jovem, apostando na melhoria da audiência.
Mas, pelo jeito, não é isso que está ocorrendo, uma vez que, o programa do Marcus Aurélio alcançava um outro tipo de ouvinte, de gosto e cultura diversificados. Pelas modificações que a Globo fez, a pretexto de também transmitir em FM, a Tupi agradece (não tenho qualquer procuração para tal afirmativa.) E, o Luiz Ribeiro ainda mais, pois cai na sua rede, a massa que não conseguiu, depois das primeiras apresentações, digerir o programa do Tino.
---o0o---
Ele já foi “um campeão de audiência”. Hoje, é “um campeão no coração do povão”, segundo a Manchete, onde faz programa direto da sua gloriosa Barbacena. Refiro-me ao Luiz de França, dos grandes comunicadores do rádio. O show atual que apresenta nas tardes agrada a poucas pessoas, entre os muitos fiéis seguidores. Piadas sem graça, e uma linha exageradamente discursiva, são dois motivos para a rejeição. A vinheta “É França, é França, é França/em primeiro lugar...” soa falso no prefixo auto-proclamado “rádio de verdade”.
Destaque
“Ponto samba”, com Dorina, cantora e apresentadora. Nacional 1130, de segunda a sexta, 13h. Participação e produção: Rubem Confette, um especialista no gênero.
Memória
Pioneira, a Imprensa FM era arrendada pela Jovem Pan, de São Paulo, em novembro de 2000. O grupo já controlava a Fluminense, de Niterói, rebatizada de Jovem Rio.
-o- Se o rádio é sua curtição, temos um produto para você -- livro que conta curiosas histórias sobre personagens do veículo. Confira o blog: radiomania—umcronistadeplantao.blogspot.com ou email: florylemond@bol.com.br

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Medindo forças

Zero hora, terça-feira, 4 de maio de 2010. A Rádio Globo AM 1220 passa a operar também em FM (89,3). Isso acontece pouco menos de um ano depois do que fizera a Tupi AM 1280/FM 96,5. A unificação da concorrente se dera a partir de 27 de maio de 2009, uma quarta-feira. Especulou-se na ocasião, que para enfrentar a rival, a empresa desativaria a Beat, compraria a JB ou MPB.
Os 83,9 Mkz, que anos passados pertencera a Manchete, ficara posteriormente com a Nova Brasil e, ultimamente estava em poder da Nossa Rádio. Tão logo a Tupi comprara a Antena 1, transferindo sua freqüência para a Nativa, e ampliando com esta o seu alcance, o SGR reagia. A estratégia adotada foi a fusão das equipes de esportes da Globo e CBN, para explorar o FM da última.
Em seu novo processo de operação, a primeira novidade é a entrada do Tino Júnior (então na Beat 98), com o “Vale tudo na Globo”, nas noites sem futebol. O “Quintal...”, com o Marcus Aurélio, fica na grade apenas aos domingos, entre 9h e meia-noite. O quadro “Viva o rádio”, que era uma de suas atrações no final de semana, passa a integrar o “Vale tudo...”, com reprodução no “Alô bom dia”.
Destaque
“Show da manhã”, com Clóvis Monteiro, Tupi. De seg. a sáb., 6h. Produção: Gilza Nunes e Renata Henrique. Participações: Maurício Menezes e Jorge Nunes.
Memória
A Manchete CCI tirava do ar, em março de 2000, o programa do Cirilo Reis. Ele ficava no “760 tarde total”, em parceria com o Alexandre Ferreira.
-o- Se o rádio é sua curtição, temos um produto para você -- livro que conta curiosas histórias com personagens do veículo. Confira o blog:
radiomania--umcronistadeplantao.blogspot.com ou email: florylemond@bol.com.br