Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cirilo à frente do "Edifício..."

Depois de perder o “Musishow”, que a Nacional tirou da grade no mês passado, Cirilo Reis ganhou o “Edifício A Noite”, assumindo o seu comando na segunda-feira 15. Ele substituiu Jair Lemos. O programa passou a ter um dia a mais, pois era de terça a sexta, entre 9h e 11h e meia, na semana sem futebol no Rio. A fórmula do musical foi um pouco alterada, privilegiando-se o noticiário, com a reprodução do material divulgado durante o dia.
O “Musishow”, que Cirilo fazia há 30 anos era no início, uma atração noturna aos sábados e, a partir do segundo semestre de 2004, um diário apresentado nos fins de tarde. A Nacional tirou-o de cartaz para acomodar um programa de funk, com o MC Leonardo. A novidade (rejeitada por tradicionais ouvintes da rádio), provocou a mudança de horário do “Painel...”, com a Gláucia Araújo -- o funk vai ao ar às 3h, direto do auditório, “ao vivo”.
Além do “Edifício...”, cabe ao Cirilo a apresentação do “Talento Nacional”, nas noites de sábados. Responsável pela leitura do “Jornal do Rio”, ao anoitecer dos dias comuns, Jair comanda o “Alvorada...” nas manhãs de sábados e o “...Samba show” nas noites de domingos. Os dois dividem as gravações das chamadas e vinhetas da rádio. Veteranos na tradicional emissora, só perdem em tempo de casa para o Gerdal dos Santos e a Daysi Lúcidi.

/O/ A concorrência entre as emissoras populares é o principal motivo da existência de programas (e quadros) semelhantes. Daí a mesmice presente. Parecem muito, mas são da melhor qualidade, “Lição de vida” na Tupi, com Clóvis Monteiro, e “Moral da história” na Globo, com o Roberto Canázio.

/O/ O “Papo de botequim” na Globo, com o Loureiro Neto, não é um bom programa. Está na linha do “arroz-com-feijão”. Mais rotineiro, impossível. O comunicador, pelo tempo de estrada, é bastante limitado. Alguns convidados “seguram” a audiência, caso dos Golden Boys, na segunda-feira 22.

/O/ A exemplo das cariocas Tupi, Globo e CBN, a Bandeirantes de São Paulo unificou sua programação em AM e FM. Em determinados horários, utiliza a Band-Rio como repetidora. Essa, que sobrevive de espaços alugados, registra um dos piores índices de audiência dentre as emissoras nas duas cidades.

A escolha é sua
-/- “ Bom dia Globo”, com Jorge Luiz. Globo AM/FM *
-/- Silvio Samper show”. Tupi AM/FM *
-/- “No tabuleiro do Brasil”, com Geraldo do Norte. Nacional *
* De segunda a sábado, às 3h.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Onde o futebol não emplacou

Dois anos depois de se tornar nova alternativa em futebol no Rio, a equipe da Tamoio começava a se desmantelar. O núcleo fora criado em maio de 2009, dele fazendo parte os bem rodados Antônio Jorge, André Ribeiro e Wellington Campos, os novatos Fábio Moraes e Cláudio Afonso, entre outros. Na ocasião, a Globo e a CBN unificavam suas transmissões esportivas, sistema abandonado tão logo terminara a Copa do Mundo de 2010.
A rádio, pertencente à cadeia Verdes Mares de Fortaleza, no Ceará, também investira numa programação diversificada, tendo contratado para tocar o projeto, profissionais em disponibilidade, exemplos do Ruy Santos e Mário Lúcio. Adotara a fórmula, ao se livrar de um longo período de arredamento a uma congregação religiosa. Voltava, porém, à situação semelhante no mês passado, dispensando a maioria dos requisitados.
O locutor Edilson Silva e o comentarista Ronaldo Castro foram convocados na tentativa de melhorias nos índices de audiência. Desligaram-se ao fim de um mês. A dupla e alguns que migraram para a Tamoio estavam na Bandeirantes, que acabara com futebol em abril de 2008. Antes da carruagem virar abóbora, a rádio abriu espaço para o Garcia Júnior. O folclórico narrador estreava no sábado, 30 de julho, com o jogo Botafogo 1 x 0 Cruzeiro, em Sete Lagoas.
Não é fácil a vida de profissionais de rádio nas chamadas emissoras alternativas. Verbas magras de patrocínios, salários baixos – um lugar-comum. Os atuantes de uma Tropical, RDC e outras, que o digam. Uma rara (e honrosa exceção) tem sido a Rádio Brasil AM, bem-sucedida no segmento, uma referência para a classe. A emissora ocupante dos 940 Khz da extinta Rádio Jornal do Brasil, mantém equipe esportiva há mais de dez anos.

/O/ Maurício Menezes, doublé de jornalista e humorista, completava na dia 5 deste mês, cinco anos no “Show da manhã”, da Tupi. Ganhava comemoração do Clóvis Monteiro, uma semana de interatividade com o público.

/O/ O repórter Tiago Matias, que estava há quase dez anos na Tupi, é o mais novo componente do jornalismo da Globo. Fizeram a mesma troca recentemente, as repórteres Juliana Duarte, Vanessa Mazari e Viviane da Costa.

/O/ Esquecido pela mídia, o cantor e compositor Sílvio César, aniversariou nesta sexta-feira. Autor, entre outras, de “Velho moço” que Roberto Carlos gravou, foi lembrado por Luiz Vieira no “Gente que brilha”, na Sucesso.