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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lições de marketing pessoal

“Hoje você tem que competir com um bocado de gente, tem que achar seu espaço, ter oportunidade, palco, recurso financeiro, público, promoção, televisão, tudo isso foi ficando uma exigência muito maior. Ou você se profissionaliza para valer, ou... desaparece”. As declarações foram parte de uma entrevista de Gilberto Gil ao jornal “O Globo”, em dezembro último,por seus 70 anos de idade.
Quantos profissionais das artes não compartilham desse pensamento do cantor e compositor baiano, internacionalmente conhecido? Num plano de menor contexto, pode-se discorrer sobre alguns valores da música e do rádio. Artistas veteranos que a mídia deixou de focalizar e, que sobrevivem apresentando-se em casas de pouca expressão em diversos pontos do Rio de Janeiro e Brasil afora.
Há, ainda, os que mudaram de lado, transformando-se em comunicadores de emissoras medianas, como o Luiz Vieira, atualmente dono de um programa diário na Manchete.Autor de inúmeros sucessos da música popular, o “poeta-cantador” integra o elenco de astros do passado que o rádio não toca. Divulgar em seu programa as próprias músicas, foi alternativa para não cair no esquecimento.



Na terça-feira 22, em comparação a outras edições do “Eu show Luiz Vieira”, ele extrapolou. Ilustraram quadros distintos do programa, o baião “Estrela miúda”, com Marlene (70 anos de carreira); a toada “Menino de Braçanã, com Nara Leão; o samba “A voz do povo” (parceria com João do Vale), com Paulinho da Viola; e a guarânia “Paz do nosso amor”, interpretação de Lindomar Castilho.
Lições de marketing pessoal também se observa no “Segundo tempo”, que o José Carlos Araújo faz na Bandnews. Após comentar os destaques do dia, Garotinho relembra jogos que narrou e, dá o recado sobre suas atividades na Bradesco FM e na TV. Linha semelhante é adotada por Clóvis Monteiro, na Tupi, ao anunciar “O poder da comunicação”, palestras que ele e o Luizinho Campos promovem.


LINHA DIRETA
/o/ “Tupi esportes, o maravilhoso mundo do futebol”, é a nova atração do “Programa Luiz Ribeiro”. Estreou na sexta-feira 18.
/o/ O slogan “Futebol-show” da Rádio Globo foi substituído por “Futebol clube”. Lançamento na abertura do Cariocão-2013.
/o/ Rafael de França voltou a atuar na Manchete, depois de uma passagem pela CBN. Aparece, agora, nas manhãs de sábados.
/o/ O bem rodado Wellington Campos teve ampliadas, na última semana, suas atribuições. Promovido a comentarista esportivo.
/o/ Fabiano Canosa, do “Trilhas sonoras” na MEC FM, lembrado por Bernardo Bertolucci. “Um amigo brasileiro”, disse o cineasta.


S I N T O N I A
“Bom dia Globo”, com Jorge Luiz. Globo AM 1220/FM 89,5 -- de 3h às 6h, de segunda a sábado.
“David dá show”(*), com David Rangel. Manchete AM 760 -- de 10h às 12h.
“Estação cultura”(*), com Alesssandra Ekstyne. MEC AM 800 -- de 12h às 14h.
(*) De segunda a sexta-feira.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Trivial com guarnições (11)

A emissora da Rua do Russel mexe mais uma vez na sua programação esportiva. Lança agora, no Campeonato Carioca, o “Rádio Globo futebol clube”. É uma nova investida pela reconquista da audiência que mantivera durante sucessivas décadas. O alvo principal, uma geração de ouvintes que ainda não tem prefixo definido na hora das transmissões.

Clube nos faz lembrar do “CBN esporte...” com o Juca Kfouri nas noites sem jogos, que saiu da grade há dois anos, cedendo lugar ao “Quatro em campo”, pilotado por André Sanches. E, do “Painel futebol...” no “Programa Luiz Ribeiro” na Tupi, às sextas feiras, mesmo horário, desde que o espaço do outro foi abolido. Meras coincidências, ou...

O SONÂMBULO
Estava no ar o “Edifício A Noite”, normalmente com o Cirilo Reis na Rádio Nacional. Primeiro dia do Ano Novo, uma voz estranha, de entonação idem substituía o titular. Depois de anunciar o noticiário (‘Nacional informa’), ele emendou um “...para o seu deleite.” (Que informativo tem isso?)

COPA DO SAMBA
Ao anoitecer dos últimos sábados e domingos, no recesso do futebol, Eugênio Leal tem apresentado na Rádio Tupi, a “Copa do samba”. Uma original competição entre componentes das escolas que super-dimensionam o carnaval do Rio – “o maior espetáculo as terra”, conforme os adeptos.

NOVELAS VOLTAM
As novelas estarão de volta às rádios Nacional e MEC este ano. Segundo o gerente-regional da EBC no Rio, Cristiano Menezes, o projeto lançado de 2011 teve boa aceitação. Notícia divulgada no sábado 29 de dezembro no “Rádio em debate”, que discute o papel das emissoras públicas.

CHORO LIVRE
Falando delas. “Roda de choro” é um ótimo programa da MEC AM, às 5 horas das tardes nas terças-feiras. Seu apresentador e produtor é João Carlos Carino, um estudioso da matéria. Pena que ele ainda use a velhíssima chapa do “Vamos ouvir...” “Acabamos de ouvir”... Coisa inacreditável.