Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

‘Você (...) a nossa meta!’*

Mais uma alteração nas tardes dos sábados na Globo. Estreou dia 25, o “Galera da bola”, com apresentação de Felipe Cardoso. O programa teve como participantes os colunistas Sérgio Rodrigues, da ‘Veja’, e Arthur Dapieve,de‘O Globo’.Cristóvão Bastos,que ano passado treinou o Bahia, foi um dos entrevistados.

A nova atração da emissora,a partir das 15h, substituiu “A liga dos trepidantes”, que fora lançado em setembro de 2012. Sintomática a saudação do Cláudio Perrot ao titular de “Galera...”, desejando que o programa tenha vida longa. O condutor repetiu que era ao vivo, afirmando: “Gelado aqui, só o ar-condicionado”.

Uma clara alfinetada na concorrente. Na Tupi, no mesmo horário, o “Show da galera” é apresentado há uns 13 anos. Curioso,entra no ar editado. Surgiu na segunda passagem do Luiz Penido pela rádio. Ele comandava o debate sobre coisas do futebol com seus colaboradores Apolinho, Rubem Leão e Eugênio Leal.
__________

.o. A Transamérica está anunciando para o dia 2, domingo próximo, a estreia de José Carlos Araújo, o Garotinho, com Gilson Ricardo e Gerson Canhotinha. Será, depois do dia 13 de maio de 2012, despedida dele da Globo (jogo do Fluminense e Botafogo, empate sem gol), nova mudança de pouso em tempo curto.Contingências do mercado. O “Mudei, mudei e gostei”, soa outra vez nas chamadas.

Durante o Campeonato Carioca, devido às recentes modificações nas duas emissoras consideradas alternativas, a equipe da Transamérica ficou reduzida a cinco profissionais. Destaques para o Alexandre Chalita, narrador, e Marco Rodrigues, comentarista. Desse, uma pérola no final de Flamengo 2, Duque de Caxias 2. Disse ele: “Na festa dos titulares, quem tocou a música foram os reservas”.
__________

.o. “Sábado é do Canázio”, atualmente um dos melhores programas do rádio, dedicou a última audição do mês ao principal ritmo do país – o samba. Dele participaram Rodrigo Alzuguir e Tia Surica. O primeiro, cantor e ator, reproduziu obras do musical “Amigo Cyro,muito te admiro”,em que se reveza com três intérpretes no CCBB--Centro Cultural Banco do Brasil, até o início de fevereiro.

A cantora, figura exponencial da Portela, foi recebida pelo Roberto Canázio, a propósito do lançamento de seu novo disco, um CD. Quem sintonizava a rádio e, não pode ouvir na integra, por ter demorado no atendimento de um telefonema, ou convocado para reunião com a síndica, não sabe o que perdeu. De primeiríssima qualidade. O desempenho do comunicador e dos seus convidados.
__________

.o. O trânsito e o futebol – já dissemos em postagens anteriores – são os temas que simbolizam o imediatismo do rádio contemporâneo. Essa tragédia na Linha Amarela, em Pilares, na manhã desta terça-feira, uma prova disso. Além da Tupi, Globo, CBN e Bandnews, com suas equipes bem estruturadas, algumas, de menor porte, também estiveram na cobertura, justificando aquela máxima.
__________

* “Você ouvinte, é a nossa meta! Foi pensando em você, que procuramos fazer o melhor”. Era um dos bordões do Waldir Amaral, que reinou no rádio esportivo nas décadas de 1960/70. José Carlos Araújo, que se tornaria seu discípulo fiel, ultrapassou-o na aceitação junto ao público.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

E, o troféu, vai para o...

Lembra você daquele chavão “a Suderj informa”, que uma voz popularizara no outrora Estádio do Maracanã? Os colunistas de notas também se utilizavam dele em seus jornais (não necessariamente)de edições populares...

.o. Tal anúncio nos veio à mente a propósito da mudança de comando na Bradesco Esportes FM. No caso, seria motivo para os colunistas (não amestrados) revelarem: “Sai o José Carlos Araújo; entra o Edilson Silva”

.o. O afastamento de um e a chegada do outro, significa nada mais, nada menos que um troca-troca de endereços. O ‘locutor-energia’ estreou no sábado, 18, abertura do Campeonato Carioca, com o jogo do Vasco e Boa Vista, em São Januário, empatado em 1 a 1. Garotinho deve estrear mês que vem.

.o. Estão com o Edilson componentes do grupo que, durante pouco mais de um ano atuava na Transamérica. E, é justamente para lá, de onde essa turma se desligou há um mês, que o Zé Carlos se transfere. Ícone do rádio esportivo nas últimas décadas, foi breve a sua passagem pelo projeto inovador.

.o. Wellington Campos (bastante rodado) e o Freitas Neto (bem menos), da equipe então liderada pelo ícone, trabalharam com o Edilson na Bandeirantes AM, período de 2008 a 2010. Naquela formação, também estavam o Ronaldo Castro e o Sérgio Guimarães. E, até quando ficarão desta vez?

.o. A resposta, evidentemente, só depende do futuro. Quanto ao Garotinho, ele personifica, no momento, o elefante de um poema de Drummond (Carlos Drummond de Andrade), pronto para um novo recomeço. Na vitalidade dos 73 anos (cuidadoso como ninguém com o material de voz) espera-se que ainda terá, ao lado dos amigos fiéis, fôlego para muitos “golões, golões”...

.o. Nesse episódio tem uma coisa instigante. Transamérica não era uma rádio destinada ao público jovem? Mudou o perfil, ou o Natal? Inquestionáveis, o talento e carisma do Garotinho, categoria do Gilson e experiência do Gerson. Eles terão, pelo que se sabe, o apoio do Áureo Ameno e Denis Menezes, escolados, mas,há longo tempo inativos. Um novo desafio para o Zé Carlos?
__________

LINHA DIRETA
/o/ Mudou da água para o vinho, o “Comendo a bola” na Bradesco FM, de 12h às 14h. Sérgio Guimarães substituiu o Sandro Gama na apresentação.

/o/ Gláucia Araújo, que faz programa vespertino na Rádio Nacional, ampliou suas atividades no veículo. Também está na SulAmérica Paradiso FM.

/o/ Um dos pioneiros do esporte na Manchete, em 2006, Fábio Tubino acaba de retornar à emissora. Nas mesmas funções, âncora e comentarista.
__________

COMUNICADORES
Você, amante do rádio, já escolheu os melhores comunicadores – os cinco preferidos? E, aqueles (em igual número) que, em hipótese alguma, contrataria para a “sua” emissora tivesse, ou não, ganho os milhões da Mega-sena?

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Nas ondas, com a virada

Ainda ecoa. Beto Britto e David Rangel dividiram, na Globo, a apresentação do show da virada. Dos estúdios, Beto acionava repórteres que cobriam o réveillon na Praia de Copacabana, enquanto David, instalado no Parque de Madureira, mobilizava outros componentes da equipe. O show da rádio foi transmitido paralelamente ao da Rede Globo de televisão.

Em sua intervenção inicial, David saudou o colega, cumprimentando-o pela reintegração do “Planeta Rei”, que perdera em meados do ano uma hora para “O melhor da Globo”, em que eram anunciados os cartazes da emissora durante o dia. Como se pode perceber, “O melhor...” (com o David) foi bola mal colocada na grade. Esvaziou de forma inesperada.

DIFERENÇAS
A exemplo de seus co-irmãos da Glória, os da Saúde também apresentaram um especial alusivo à passagem de ano. Nas horas que antecederam a virada, o comando ficou por conta de André Ribeiro, do esporte.
Embora bem rodado, que diferença entre o seu desempenho e o do Beto Britto, para muitos, apenas um especializado em Roberto Carlos e músicas bregas antigas.
André passou o bastão ao Fernando Sérgio, titular da madrugada, acentuando-se a distância em termos de comunicação. O esporte (futebol, em particular), marca o radialista, tornando viciada a sua linguagem.

SEM BRILHO
Na Manchete, as horas preliminares da virada restringiram-se ao “Vai dar samba”, de outro membro da dinastia Ribeiro no veículo, -- o Miro -- um profundo estudioso de blocos e escolas do gênero. A rádio apostou na temática de um de seus slogans – “carnaval o ano inteiro”.
Sete anos depois de sua volta ao dial, a Manchete não é mais a mesma. O seu jornalismo não tem brilho, pela carência de repórteres, enorme desvantagem para as concorrentes.
__________

UMA DUREZA
Fazer programa de esporte nessa época, período da entressafra, é como tirar leite de pedra. Ricardo Mazella, um veterano, apresentava o “Bate bola Nacional” no dia 2, primeiro ‘ao vivo’ do ano, segundo repetiu diversas vezes, e outras tantas, “o seu melhor programa na hora do almoço”.
Seus companheiros da edição, o comentarista Rodrigo Vieira e o repórter Rafael Monteiro. O “Bate bola...” dobrou sua duração há dois meses , indo ao ar de 12h30 às 13h30. Uma dureza preencher o tempo com o noticiário ralo dos dias atuais.
__________

LINHA DIRETA
/o/ Manhã de domingo, 5. Jorge Luiz, da Globo, cozinheiro nas horas de lazer, conversa com donas de casa, de 63 e 77 anos, “jovenzinhas”, segundo ele. Animadíssimo papo sobre...receitas culinárias.

/o/ No primeiro “Bom dia” do ano, Haroldo de Andrade (Júnior) retrata, na Tupi, curiosa história de uma noiva. Casara com vestido emprestado de uma amiga, de quem, mais tarde, acabaria roubando o marido.

/o/ Ao apagar das luzes de 2013, a Tupi lançou o repórter aéreo, aproveitando a volta do Leonardo Sales. Um monumental atraso. Na Globo, o Genilson Araújo faz esse serviço via-helicóptero há pelo menos 18 anos.