Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Triviais e ‘mudernidade’

EM PRIMEIRA PESSOA
.o. Acordo cedo, com o rádio despertador. Na quinta-feira (16), sintonizava a Tupi. Mário Belisário entrevistava, no “Consulta popular”, uma autoridade sobre um assunto de interesse geral. Depois, convocava os jornalistas na redação, Ana Rodrigues (editora-chefe), e Monique Pires (plantonista).

.o. Abria espaço para o Caio Álex, que cobre as ocorrências policiais, e chamava o Vinícius Gama (gravado, naturalmente), resenhando as últimas do futebol. Caio foi quem mais prendeu minha atenção. Anunciara a morte de outra vítima da violência urbana, com um “não resistiu aos ferimentos”.

.o. Pode isso, no auto-proclamado melhor radiojornalismo do Rio? ‘O óbvio ululante’ -- diria o cronista esportivo e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980). Se inaceitável para os estagiários com perspectivas de progredir na profissão, do Caio, um tarimbado repórter, muito menos ainda.
_______
JUSTIÇA NA SEXTA
Pelo Robson Alencar, (voz oficial da Manchete) fico sabendo de um novo programa na grade da emissora. É o “Encontro com a Justiça”, conduzido por Siro Darlan, figura de trânsito fácil no veículo.
A experiência dele remonta aos debates do Haroldo de Andrade e Cidinha Campos, na Globo e Tupi. Com a novidade às sextas-feiras, de 10h às 12h, o Jorge Bacarin perdeu uma fatia do seu espaço.
_______
O MAHR DE VOLTA
Andei ouvindo a “nova” Cidade FM, coordenada pelo Van Damme, (ex-Beat98, que mudou para a web). Não gostei. Muito diferente daquela do Sandoval, Mansur, Romílson Luís e outros ‘feras’.
Através de um colunista (de notas) sou informado que o DJ José Roberto Mahr, do Novas tendências”, (1972 a 1997) em diversas FMs, voltou. Quase vinte anos ausente, fechou com a Cidade.
_______
SÓ PARECE, MAS...
Na postagem anterior, atribuímos ao Zé Costa, da Nativa FM e chamadas da Tupi, a participação no “Farofa” do David Rangel, na Globo. Quem fala de curiosidades sobre pratos oferecidos em bares e botequins cariocas é o Becosa – Juarez Becosa. (Rs rs rs, segundo internautas...) Errare humanum est, como alertavam os professores de latim.
_______
LINHA DIRETA
/o/ Lançado às vésperas do Mundial de 2014, “Futebol de verdade”, às segundas-feiras na Globo, está completando um ano. Zico e Juninho (Pernambucano) as estrelas, Felipe Cardoso, mediador.
/o/ Na Bradesco, um concorrente -- “Futebol do Rio pontocom”. Edilson Silva e seu grupo discutem para quem passar a bola, dos craques mostrados num painel. Invenção antiga do Ronaldo Castro.
/o/ Marcos Veras, revelado em popular programa, faz sucesso em diferentes mídias, além do rádio. “Tudo a Veras”, nos 103,7 Mhz, Nativa FM, aos sábados, às 20h, a sua apresentação-solo.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Esse nosso amor antigo (b)

UM RESERVA GUARDIÃO
.o. Aos 81 anos, um dos representantes da velha guarda do rádio em atividades, Áureo Ameno trabalha atualmente na Transamérica FM. É o segundo comentarista na equipe do José Carlos Araújo. Estava afastado há cinco anos, sendo seu último pouso, a Canção Nova, onde comandava um programa no fim de tarde.

.o. Redator do “Repórter Esso” quando este se transferiu da Nacional para a Globo, Áureo foi um dos principais colaboradores do Haroldo de Andrade. Além de produtor (um quarteto era responsável pela atração matinal), participava também de um quadro pioneiro no veículo – os tradicionais “Debates populares”.

.o. Áureo ingressou na Globo em agosto de 1954, cobrindo a morte de Getúlio Vargas. Como repórter esportivo, atuou no grupo liderado por Doalcei Camargo, que antecedeu o Waldir Amaral, proveniente da Continental. Depois de 42 anos consecutivos na rádio, perdera o emprego. O motivo: elegera-se vereador.

.o. A empresa não permitia (ainda não permite), que seus contratados exerçam cargos políticos. Amigo do Alfredo Raimundo desde o tempo que ele também era repórter esportivo, encontrou abrigo na Tupi. Voltava a comentar jogos de futebol e ganhava um quadro em defesa do consumidor, na “Patrulha da cidade”.

.o. Da antiga líder dos Associados, Áureo se desligaria para outra vez trabalhar com Haroldão, que conseguira seu grande sonho – uma emissora própria. O projeto que reunira um time de profissionais ligados ao radialista, começara a naufragar com o agravamento da saúde dele, encerrando-se com a sua morte.
_______
A FUSÃO EM GELEIA
A EBC tirou do ar as edições do “MEC notícias”, colocando no lugar, boletins do “Nacional informa”, com a fusão de duas vinhetas. Programas e quadros trocaram uma pela outra, havendo, ainda, os apresentados nas duas, em horários alternativos. A geleia é de fazer ‘inveja’ ao mais organizado dos empresários.
_______
AMIGO DO ‘FAROFA’
Zé Costa, da Nativa FM e voz das chamadas da Tupi, participou, no domingo 5, do “Farofa da Globo”, conduzido por David Rangel. O programa estabelece um confronto de famílias, sobre conhecimentos gerais. Incomum, porém, a presença, de um profissional de emissora concorrente. David é originário de lá.
_______
LINHA DIRETA
/o/ Marcus Aurélio faz, nas manhãs de segunda a sexta (de 7h às 10h), o melhor programa de rádio do momento.
/o/ “Todas as vozes”, na freqüência dos 800 Khz é, inegavelmente, uma produção inteligente e irrepreensível.
/o/ Depois de uma semana ausente, Roberto Canázio reassumiu o “Manhã na Globo”. Que férias, que nada. Licença.
/o/ Com o Maurício Bastos respondendo, medida muito mais do que acertada pelos executivos para o horário.
/o/ Bastos, naquela, e o Eugênio Leal, na Tupi, são os maiores destaques entre os bons valores da nova geração.
/o/ Renan Moura (Globo), e Rodrigo Gomes (Transamérica), os mais novos narradores esportivos do rádio carioca.