Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 29 de agosto de 2015

No caminho de ajustes

A FILA EM CÍRCULOS
.o. A Globo vai, no mês que começa dentro de três dias, promover novos ajustes em sua programação. E, o que vem por aí, tem característica de filme ‘já visto’, um cenário de cores disfarçadas. Basicamente, mais uma troca de posições entre comunicadores, os cartazes da ‘latinha’ Jorge Luiz e Alexandre Ferreira.
.o. Aquele se transfere para o “Madrugada e Cia.”, que fez parte do pacote de remodelações em maio do ano passado. Este se muda para o “Acorda Rio”, também surgido há um ano. Ambos os programas serão estendidos em uma hora. O “Madrugada...” será de meia-noite às 4h e o “Acorda...” de 4h às 6h.
.o. Perto de duas décadas transcorridas, Jorge Luiz aportava na emissora da Glória em 1997 (trabalhava na Tupi), aparecedo na madrugada, primeiro como noticiarista e, depois apresentador dos fins de semana. Substituir Antônio Carlos nas férias e ocasiões eventuais, tem sido uma de suas atribuições na casa.
.o. O “Domingo na Globo” que ele fazia há alguns anos, e recentemente virou “Domingo + família”, anteriormente era comandado pelo Alexandre Ferreira, desde o falecimento do saudoso Antônio Luiz. Com as novas modificações, Alexandre retoma o antigo horário, das 7h às 10h, nos dias sem corridas de F-1.
.o. O “Eu sempre quis fazer rádio”, outra recente idealização, que havia suprimido a hora final de “Domingo + família”, de 9h às 10h, vai ser remanejado. Os cardeais resolveram levá-lo para os sábados. Será uma espécie de aperitivo para o “Plantão de Notícias”, do Maurício Menezes, Hélio Júnior e Sérgio Ricardo.
_______
CONTO DA CIGANA
.o. Em “Sintonia Rio”, apresentado a partir das 21h, Amauri Santos revelava, não faz muito tempo, ‘que em breve a Nacional voltaria a seus estúdios na tradicional Praça Mauá’. A velha estação (para quem está chegando agora), funciona desde 2013 no prédio da Avenida Gomes Freire, em que se localizava a TV Educativa, denominada mais tarde TV Brasil. E, nele também operam as rádios MEC AM e FM.
.o. Parece que a cigana enganou o Amauri. A notícia que segue explica melhor: ‘(...) o Edifício A Noite, primeiro arranha-céu erguido na década de 20 (...) será transformado em hotel ou prédio residencial. (...) Segundo o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, em 2012 foi lançada licitação para contratar a elaboração de projeto de reforma, mas restrições orçamentárias impediram o prosseguimento’.
_______
MEIO AMBIENTE
.o. Denise Viola está de retorno à MEC AM. Seu novo programa, às 10h da manhã, “Eco da terra”, também aborda coisas do meio ambiente, tema do anterior – “Planeta azul”,lançado no segundo quadrimestre de 2014, no mesmo horário. Durante boa temporada, ela apresentava o “Rádio sociedade”, das 7h às 9h.
_______
LINGUAGEM NOVA
.o. Anunciado como ‘uma nova linguagem de se fazer programa de rádio’, a Tupi estreou no domingo (23), “Fala galera”, Reúne como apresentadores Odilon Júnior, Cassiano Carvalho e Ricardo Moreira, Entre 8h e 10h da noite, abre espaço integral à interatividade. Mais uma atração pelos 80 anos da emissora.
_______
FORA DA NACIONAL
.o. O comentarista Waldir Luiz fechou sua participação nas transmissões da Bradesco Esportes. Vinha, ultimamente, integrando o grupo do “Futebol do Rio pontocom”, debates às segundas-eiras à noite, tido como um dos principais concorrentes do “Futebol de verdade”, estrelado por Zico e Juninho, na Globo.
_______
O COMANDO MUDA
.o. A EBC – Empresa Brasil de Comunicação muda seu comando de jornalismo nesta segunda-feira, 31.Ricardo Melo, até então colunista da “Folha de S.Paulo” entra no lugar de Nereide Beirão. As agências e Tv Brasil, rádios Nacional de Brasília. Rio de Janeiro, Amazonia e Alto Solimões, são núcleos da empresa.
_______
LINHA DIRETA
/o/ E, a Manchete, hein? Com o desligamento do Rodrigo Campos, ficou reduzida a dois narradores – Batista Júnior e Jorge Ferreira, última nessa condição, igualando-se à Transamérica, que tem Bruno Cantarelli e Rodrigo Gomes.
/o/ Qual o bom apreciador de esporte – pode-se questionar -- sintonizaria a ‘rádio de verdade’ para ouvir um dos dois? Na outra, o Bruno é uma grata promessa. Quanto ao RG, (com todo respeito) tem ainda muito caminho a percorrer.







sábado, 15 de agosto de 2015

Com o renascer do dia

CADA VIDA, UM JOGO
.o. Medalhões do rádio tiram férias três ou duas vezes por ano – por etapas de dez ou quinze dias. (É um regulamento aplicado nas principais emissoras). Roberto Canázio, que no mês passado esteve por um novo período afastado, voltou segunda-feira, 27. E, aproveitando o ensejo, mudou a abertura do “Manhã da Globo”.
.o. O programa, agora, utiliza a frase do “Se liga Rio”(lado regional do “Se liga Brasil), de seu ingresso na casa em dezembro de 2006. ‘(...) Você nasce sem pedir, morre sem querer, portanto, viva o intervalo!” A ideia é mostrar a diferença. Na audição de terça, 11, fugiu um pouco da ‘normalidade’, exaltando um policial militar -- o Sargento Aguiar -- que se prontificara fazer doação para uma vítima do câncer.
_______
VITÓRIA OU DERROTA
.o. Sob o crivo de vitória ou derrota, temas gerais são analisados por Gerson (Canhotinha) e Gilson (Ricardo), no programa do Clóvis Monteiro. “Jogo da vida’ é o nome do quadro, ali pela 7h e meia. O roteiro tem a marca do Ricardo Alexandre, um dos craques de produção no rádio. Sua característica lembra um trabalho do Ricardo com Haroldo de Andrade pai, estabelecendo diálogos de forma bem-humorada.
.o. Boa sacada em cima do antigo “Futebol da vida”, sem qualquer dúvida. Há alguns anos na Tupi, Ricardo Alexandre é dos inúmeros ‘oriundis’ da Globo, que migraram em duas décadas para a estação hoje instalada em São Cristóvão. Gilza Nunes e Jackie Nascimento, produtoras, respondem pelos contatos e textos avulsos.
_______
ÚLTIMO DE UMA EQUIPE
.o. Rodrigo Campos, da nova geração de narradores, estreou sábado, 8, na Bradesco FM. Transmitiu o jogo do Fluminense com o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis, em que o time carioca, terceiro colocado no Brasileiro, perdeu por 1 a 0. Estava há nove anos na equipe da Manchete, sendo o último remanescente dos fundadores.
.o. Na do Grupo Bandeirantes,Rodrigo reencontra ex-companheiros da que ainda auto promove 'os apaixonados por futebol'. Tiveram seu convívio naquela, Ronaldo Castro, Sérgio Guimarães, Rogério Ribeiro, Marcos Martins e o Cyro Neves.
_______
UM QUE VALE POR DOIS
.o. Depois de perder um dia de seu programa na rádio do Miguel Nasseh – as sextas-feiras ficaram para um especial da Justiça --, Jorge Bacarin foi duplamente recompensado. Até junho, o show por ele conduzido era das 10h ao meio-dia.
.o. A partir de julho, com novas alterações na grade, o espaço tornou-se mais movimentado, diversificado, com início às 8h. Bacarin passou a ocupar as vagas do “Fala Garotinho”, da Rosinha, e Manhã total”, do Rodrigo Machado.
_______
T R I V I A I S
/o/ ‘Se perguntarem que rádio você está ouvindo, responda: Rádio X’. Vai longe o tempo desse chavão empregado nas medianas e pequenas emissoras.
/o/ A onda, agora, (de modo abrangente) resume que,‘na internet, smartphone, tablet e celular, você ouve a Rádio Z -- a sua rádio, onde você estiver...’
/o/ Comum nos programas de humor e debates esportivos. Semelhanças e comparações, num lado; no outro, time ideal segundo cada participante.
/o/ O verbo mais conjugado pelos repórteres de trânsito e de esporte é... complicar. Na rua B, o trânsito está complicado. Também está na avenida C.
/o/ Esse jogo está muito... Com o resultado de hoje, complicou-se a situação do técnico Roth. (Parecem desconhecer os sinônimos, palavras mais sonoras.)
/o/ Rádio popular tem que se valer de linguagem do povo, gírias, inclusive – argumentam os cardeais. Do contrario, as mensagens não atingem objetivos.
/o/ E, o mandatário do Vasco, hein? Declarou às rádios que, caso o time seja outra vez rebaixado, vai morar na Sibéria. Já terá reservado os sobretudos?




sábado, 1 de agosto de 2015

Esse nosso amor antigo (g)

HISTÓRIAS DO SARGENTO
.o. Figura lendária do samba, e presidente honorário da Mangueira, Estação Primeira, Nelson Sargento comemorou, no sábado último, 91 anos. Rubem Confetti, da Rádio Nacional, homenageou-o na véspera, em seu programa “Ponto do samba” (das 13h30 às 15h, entre segunda e sexta), rodando algumas de suas obras, entrevistando-o no final. Sargento, batizado Nelson Mattos no registro civil, é autor de mais de 400 músicas, muitas das quais, nem ele mesmo se lembra – embora bastante lúcido.
.o. Destacam-se em seu repertório, “Agoniza,mas não morre”, “Cânticos à natureza”, “Nas águas da canção”, “Sinfonia imortal”, “Visão do rosto”, e “Falso amor sincero” – aquela que diz nas suas estrofes iniciais: ‘O nosso amor é tão bonito/Ela finge que me ama/E eu finjo que acredito’. Na década de 50, Sargento desfrutou da convivência de um dos compositores mais emblemáticos do país, Geraldo Pereira,influenciado por seu estilo -- o sincopado, de que Roberto Silva se tornaria o maior intérprete.
.o. O começo da carreira de Nelson Sargento se deu no grupo ‘Os Cinco Crioulos’, criado por Hermínio Bello de Carvalho, especialmente para o musical ‘Rosa de Ouro’. Do grupo, estrelado por Araci Côrtes, cantora do rádio muito requisitada para o teatro de revista, participavam Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Anescarzinho e Jair do Cavaco. Há 50 anos – recordava Confetti – o ‘Rosa de Ouro’ estreava uma série de shows no Zicartola, um reduto de sambistas montado por Cartola e Dona Zica.
_______
ZIRIGUIDUM & FUTEBOL
.o. De samba e futebol qualquer brasileiro entende, ou gosta. Quase ao mesmo tempo que o escolado Confetti isolava-se num cartaz da Nacional, Edson Mauro passava, pela primeira vez, a titular de um programa. “Olha o gol” era promovido na Globo, estreando em 1° de abril de 2014, às 8h, iluminando as noites sem jogos. Poucos meses após um ano do seu lançamento, rebaixado às origens, os bordões.
_______
‘TÁ’ FICANDO RUÇA
.o. A vida de radialista não é fácil – admitia o Mário Esteves ao deixar a Manchete ano passado, para o seu terceiro ingresso na rádio da Glória. A coisa ‘tá’ ficando ruça, difícil pra todo mundo, dirão os novos desempregados do veículo. Executivos da mídia já estão culpando a crise econômica do país. Nas principais emissoras e, nas de menores investimentos, as dispensas ultimamente têm sido uma constância.
_______
O CAVIAR, AS NUVENS
.o. O Ibope, para nós, é bem parecido com o caviar cantado por Zeca Pagodinho: ‘nunca vimos (...) ouçamos falar’. Você alguma vez recebeu um representante do órgão? (Mensagens para nosso e-mail...) Baseado nele, o site de jovens apreciadores do ramo garante que, o Beto Britto, na velha Metropolitana, ‘dá banho’ no David Rangel, um dos concorrentes nas tardes. Se verdadeiro, nuvens escuras na área.
_______
LINHA DIRETA
/o/ O que é pior – a Globo perder para a Metropolitana, ou a Nacional para a Rádio Relógio? (De um ouvinte que só sintoniza no AM.)
/o/ Reprisado desde março na madrugada, “Ponto do samba” devolve o horário neste dia 3. O “Tabuleiro do Brasil”, com Geraldo do Norte, retorna.
/o/ Em 2006,Rodrigo Campos despontava na equipe esportiva da 760 AM, liderada por João Guilherme e Daniel Pereira. Mudou-se para a Bradesco.
/o/ José Trajano destacou-se num programa do Fábio Azevedo na 91,1 FM. Temas, um livro e o América, que assegurou volta ao principal do Carioca.
/o/ Faltou dizer. Sargento continua fazendo shows e pintando quadros. Nas tardes das quartas-feiras, conta historias do samba na Roquette Pinto.