Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 26 de setembro de 2015

Esse nosso amor antigo (h)

PARCERIAS EM JOGO
.o. Durante duas semanas, a partir de segunda-feira (14), José Carlos Araújo comandou o “Show do Apolinho”. A parceria deles, construída ao longo do tempo, fora recentemente restaurada. Washington Rodrigues antecipou suas férias, agora breves, que habitualmente tirava em fevereiro.
.o. Já no domingo, o radialista deixava de participar da jornada esportiva da emissora. Com isso, pela primeira vez na Tupi (no Flamengo 3, Chapecoense 1), o Garotinho voltava a atuar ao lado de Gerson Canhotinha, dupla formada em 1998 na Globo, após o rompimento do Velho Apolo.
.o. Nos anos seguintes, Washington Rodrigues teria Luiz Penido como parceiro, inegavelmente o mais próximo do Garotinho na preferência dos que acompanham futebol pelo rádio. O alto ibope da emissora com o duo atiçava executivos da ‘outra’ que, em 2012, requisitava o Garotão.
_______
NÃO QUIS SAIR
.o. Depois de convencerem o Penido,bem que os cardeais da Glória tentaram também, promover o retorno do Apolinho. Este, no entanto, optou em continuar onde se encontrava. A parceria, desta feita, era com o Jota Santiago, até aquele momento, eternizado como segundo na hierarquia.
.o. O ‘reinado’ do Jota, que foi repórter na equipe do Garotinho na Rádio Nacional, teve vida curta. Em maio, na companhia de Gerson e Gilson Ricardo, José Carlos representava um trunfo precioso para a comemoração dos 80 anos da Tupi. Ao Jota, novamente reservada a posição secundária.
_______
SEM HORIZONTE
.o. Fora do circuito Globo-Tupi, há uma parceria com bastante quilometragem. São seus componentes, o Carlos Borges e o Waldir Luiz, a serviço da Nacional desde que ela pertencia à Rádiobras. Desfrutaria de melhor resultado, não fossem as más administrações operadas na empresa.
.o. Num contraste a esta, uma segunda que surgira em 2006, reunindo Edilson Silva e Ronaldo Castro, com passagens por emissoras alternativas e, hoje na Bradesco. (Foi Ronaldo quem animou Gerson a seguir na função. Ele era muito inseguro, quando Doalcei lhe dera oportunidade na Tupi).
______
ARES DA ESTAÇÃO
.o. As rádios MEC AM e Roquette Pinto FM inauguraram nesta quarta-feira, 23, início da primavera, uma inusitada parceria. Uniram em edição especial diretamente do Parque de Madureira, os programas “Todas as vozes”, do Marcus Aurélio, e “Painel da manhã”, do Jorge Ramos, entre 7h e 10h.
.o. Participações de artistas e convidados, e alguns expoentes das escolas de samba Portela e Império. Desde o seu retornou ao rádio ano passado, Marcus Aurélio tem feito apresentações do tipo.
.o. Madureira – ele afirmou na abertura – é um bairro plural, aqui passei minha infância. Lembrou no encerramento, uma frase do teatrólogo Augusto Boal (1931-2009): ‘Rádio é coisa boa, inclusive dentro do estúdio’. A parceria MEC/Roquette vai se repetir em outros meses, assinalou.
_______
LINHA DIRETA
/o/ O grupo do “Pop bola” está agora na Globo. Estreou nesta terça-feira (22), das 4h às 4h50. Com a novidade, o “David da tarde”, do David Rangel teve seu espaço reduzido, e o formato alterado.
/o/ A chegada do grupo à emissora da Glória ocorre três meses após seu desligamento da Bradesco. A Globo é a sexta rádio em que os irreverentes cronistas aterrissam em pouco tempo de carreira.
/o/ Nesta sexta-feira, 25, a Tupi comemorou 80 anos. O aniversário foi festejado com a celebração de missa na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, oficiada pelo arcebispo Dom Orani Tempesta.
/o/ Maior presente a rádio ganhou com singular antecedência. Modernas instalações na Rua Fonseca Telles, em São Cristóvão, tirando-a dos sombrios corredores da Rua do Livramento, na Saúde.





sábado, 12 de setembro de 2015

A idade na comunicação

VELHA GUARDA ATIVA
.o. À medida que se avança no tempo e, com o amadurecimento, as pessoas tendem a melhorar na carreira, profissão, em diversos setores. O talento não tem idade – diria um filósofo. Dentre muitos (os mais privilegiados, certamente), esse atributo já vem de berço. No rádio nosso de cada dia, apreciado meio de comunicação, exemplos não faltam para corroborar uma tese em que ora nos concentramos.
.o. Conferindo o histórico de alguns valores, percebemos que, em sua maioria, a descoberta do que desejavam seguir, aconteceu ainda na infância. Na lista, o José Carlos Araújo (77 anos), Antônio Carlos (78), Washington Rodrigues (79), Daysi Lúcidi (86), Gerdal dos Santos (87) e Luiz Vieira (mesma faixa). Dos ‘mais jovens’, também acima dos 50 anos, entre outros, Luiz de França, Jorge Luiz, o xará Baccarin etc.
_______
TRAJETÓRIA
.o. Metropolitana, Eldorado, Globo, Nacional, Globo outra vez, Bradesco, Transamérica e, por último Tupi – a trajetória percorrida pelo Garotinho. Ao contrário do seu início no setor, onde acirrada competição envolvia um Waldir Amaral, Doalcei Camargo, Jorge Curi e Clóvis Filho, o clima que hoje se observa é muito diferente.
.o. Apesar de setentão, José Carlos Araújo, qual o velho e saudoso Chacricnha, ‘comanda as massas’. Dizem as pesquisas que, torcedores de todas as classes, idosos e jovens, continuam preferindo suas narrativas às dos concorrentes. Por uma questão carismática, talvez, que não se encontra nos titulares das adversárias.
_______
O IMEXÍVEL
.o. Ao longo dos últimos dez anos, a grade de programação da Globo passou por diversas modificações. Independente de mudanças de executivos, nenhum remanejamento atingiu o “Show do Antônio Carlos”. O máximo que se deu, foi a retirada da transmissão em rede, sem prejuízo para o bordão ‘acorda Brasil prá escutar...’
.o. Por mais de duas décadas, lá permanecem – desde que ele se transferiu da Tupi – as fofocas da Juju (Juçara Carioca), o horóscopo da Zora Yonara, dois tempos do esporte com o Edson Mauro, e demais quesitos. Até uma incrível ‘a música de sua vida’, embala o ritmo da atração, exclusivamente com o repertório do Roberto Carlos.
_______

LINHA DIRETA
/o/ A Nacional faz 79 anos neste sábado, 12. Aniversário comemorado com um show no Teatro Ginástico, na véspera.
/o/ Referindo-se ao substituto de Neymar no jogo de terça-feira 8, uma repórter da Bandnews, falou de ‘um menino novo’.
/o/ Foi pela manhã, no “Agora é que são elas” e, a moça, naturalmente, uma estagiária, atrapalhada com o idioma.
/o/ Apurar e redigir, as faculdades ensinam. Dominar o português, são outros quinhentos, não precisa ser intelectual.
/o/ Alexandre Ferreira está de volta às manhãs de domingo na Globo. Agora com o “...+ família”, reaproveitando quadros.
/o/ “O doente quer canja? Pra que negar” – afirmava antigo colunista de “O Dia”. Vale perfeitamente para certos programas.
/o/ Se qualidade resultasse em Ibope, o “Todas as vozes” do Marcus Aurélio, na MEC AM, seria um campeão entre os campeões.
/o/ E, o Luiz Vieira, na Manchete, incansável divulgador do cancioneiro pátrio, não atenderia a um público tão restrito, limitado.