Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Girando com as ondas (008)

O OURO DO RESGATE
Sem apresentar o futebol que a torcida esperava, a seleção masculina ganhou da Alemanha o jogo final da Olimpíada, a Rio 2106. Feito inédito, a conquista do primeiro ouro olímpico, um resgate para o seu prestígio nos meios esportivos, seriamente abalado desde a Copa de 2014. Com o placar de 5 a 4, gol de Neymar e defesa de uma cobrança pelo goleiro Weverton, os dois se transformariam nos principais responsáveis pelo sucesso.

.o. O ineditismo do título da equipe brasileira, reverberou também, na retransmissão do jogo pela MEC AM. Em 80 anos de sua história, nunca havia participado de jornadas esportivas. Seus sintonizadores jamais cogitariam de viver tal situação. Pelas ondas da Nacional, chegava a eles a voz do André Luiz Mendes, titular da emissora em Brasília. André normalmente cobre as partidas no Mané Garrincha, sendo um precioso trunfo da casa.

.o. Graças aos recursos da tecnologia, André fez dobradinha com Waldir Luiz (no Rio) – ‘o comentarista que sabe o que diz’, como se os outros, não (ou nada) soubessem). A sua narrativa vibrante é entremeada por um bordão absurdamente esquisito. Dependendo do desenrolar das descrições, ele costuma dizer que, ora ‘a casa cai’, ora ‘a casa vai cair’. E, a todo instante proclama, dicção inflamada, que ‘a Nacional é a verdadeira rádio do Brasil’ (*).
_______
TUDO A FAVOR
.o. O SGR foi o que mais pontificou o seu trabalho na cobertura da Olimpíada, movimentando um contingente de esportistas em todas as modalidades. Foram destaques os programas especiais apresentados em horário integral na freqüência do AM 1220. O “Estação Rádio Globo” e o “Central dos Jogos”, sem sombra de dúvidas, de alto profissionalismo, e as melhores sacadas.
_______
COADJUVANTES
.o. As cariocas Bradesco Esportes e Bandnews Fluminense funcionaram como simples repetidoras da Bandeirantes de São Paulo, cabeça do grupo, no comando das ações. Pequenas as participações dos representantes da segunda do triunvirato, e menor ainda, nos da que leva o nome do banco. A empresa já estaria, segundo fortes rumores, decidida a formar um núcleo no Rio.
_______
CASA DO CONTRA
.o. Na hora do Brasil e Alemanha, a Tupi transmitia de Cariacica, Espírito Santo, o jogo do Vasco e Sampaio Correia, série B do Brasileiro. Nem ouvintes fiéis entenderam. Sobre a Olimpíada, informativos e comentários avulsos. Contrariaram, até, um popular slogan: “Quem 'tá no Rio, 'tá na Tupi”. O mais recente, rodando na emissora – ‘Eita rádio danada de boa’ -- uma engambelação.
_______
I N T E R V A L O
(*) Fez-nos lembrar de um outro Luiz, o de França,dos melhores comunicadores do veículo. Em todas as rádios por que passou (a falida Manchete foi seu último endereço), ele afirmava ser o seu programa ‘o verdadeiro da família brasileira’.
Há algum tempo (e, hoje especialmente) curtindo na bucólica Serra da Mantiqueira a sua Barbacena tão divulgada, possivelmente se diverte, – entre uma e outra pescaria –com uns ‘pitacos’ na Uai, web do neto Rafael.



quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Girando com as ondas (007)

À MARGEM DA OLIMPÍADA
As rádios do Sistema Globo e do Grupo Bandeirantes são os destaques na Olimpíada, a Rio 2016. Aquela utilizando quatro canais, o AM 1220 em tempo integral. Esta,liderada pela matriz em S. Paulo, rede formada com a Bradesco Esportes e Bandenews Fluminense.

.o. A cadeia Nacional-MEC AM, da EBC surpreendeu, apresentando um trabalho bastante qualificado. Surpresa maior (e negativa) foi a Tupi. Há alguns anos líder no futebol regional, está se limitando aos noticiários do evento. Será por quê? Marcos Di Giácomo é um dos que sabem.
_______
PELA DINÂMICA...
.o. No rádio do carro, o locutor de um matinal programa informava que “o deputado que faltar sessões da Câmara será descontado”.Ele ‘comeu’ a preposição ‘a’ e o seu plural que, no bom português liga a palavra ‘faltar’ a ‘sessões”. Muito comuns coisas do tipo, em nosso amor de cada dia, a pretexto da dinâmica em que o veículo funciona.
_______
... E REDUNDÂNCIA
.o. Experimentado comunicador diz sonoramente todas as manhãs que ‘a ouvinte sorteada pelos supermercado X, tem direito a um vale, no valor Y, para suas compras. Craque de futebol no passado, um comentarista bem-sucedido na era contemporânea, ainda confunde o momento em que deve usar o termo ‘onde’ ou o ‘aonde’.
_______
COM GRADE MENOR
.o. As saídas de comunicadores que atuavam nos fins de semana provocaram redução de atrações na Tupi, nas madrugadas e manhãs. Na grade eram quatro, ficaram três, assim delineada, a partir do período seguinte às demissões: O “Baú...”, de meia-noite às 4h, “Domingo show”, daí às 8h, e o “Show do Heleno Rottai”, de lá ao meio-dia.
_______
I N T E R V A L O
/o/ Conhecido como ‘o homem do passarinho’, num tempo em que narrava futebol na Rádio Nacional, Wellington Campos firmou-se na função de repórter da Itatiaia, de Belo Horizonte. É, desde que saiu da estatal, correspondente daquela emissora no Rio, embora trabalhando em outras cariocas.

/o/ Também prestam serviços à rádio mineira nesses dias, baseados no Rio, Leonardo Baran (passagens pela Globo e Nacional) e Lígia Souto, da EBC. Segundo o marketing, ‘na Olimpíada, a Itatiaia é medalha de ouro’.





quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Girando com as ondas (006)

AS INCERTEZAS NO DIAL
Estaria o rádio morrendo, ou apenas se transformando? E, qual seria o motivo – a ascendência das redes sociais, avanço da internet, má gestão dos executivos, ou pura e simplesmente a crise, que vários setores enfrentam, inclusive os meios de comunicação?

.o. Três meses depois de a Globo dispensar dez de seus contratados, agora foi a vez da Tupi. Como num castelo de cartas, caíram ases, damas e valetes, totalizando dezesseis profissionais, responsáveis pela liderança da ‘rádio-família’ durante mais de uma década.

.o. Encabeçam a lista (‘um pacotão’), os comunicadores Coelho Lima e Francisco Barbosa, astróloga Glória Britho, narrador esportivo Jota Santiago, comentarista Eugênio Leal, repórteres Sérgio Américo e Pedro Costa, produtores Ricardo Alexandre e Paula Raniéri.*
_______
MATERA E O CAMPO
.o. Representante maior do feminismo no rádio esportivo, Carla Matera está repetindo o percurso de um ano distante – da Tupi para a Globo. Na primeira ocasião, trocou de endereço por conta própria. Desta, desligada na companhia de colegas em abril último.

.o. Carla incorporou-se à principal emissora do SGR no início do mês em curso. No final da outra passagem pela empresa dos Marinho cumprira, também, uma temporada na afiliada de São Paulo. Os desportistas passaram a conhecê-la através da Tropical FM (hoje Família).

.o. Depois, Matera transferiu-se para a Tamoio. Numa época em que lá estavam, entre outros profissionais, José Cunha, Halmalo Silva, Paulo César Tênius, Iata Anderson e Cícero Mello. Antes dela, a mais conhecida era Astrid Nick, estabilizada plantonista da Nacional.
_______
ERA UMA VEZ MARIA
.o. Na mesma rádio em que Matera ensaiava sua trajetória, surgia, no Rio, Andrea Maciel, que se tornara a personagem ‘Maria Chuteira’, figura criada por José Carlos Araújo, na Globo. Descobrira o rádio em Teresópolis, onde fazia recreação num hotel-fazenda.

.o. Moradora em Cabo Frio, a ‘Maria Chuteira’ inovou como repórter, adotando um estilo peculiar. O sucesso, porém, não mudou o seu jeito. Em pouco tempo, vencida pelo cansaço da viagem semanal, abandonou o veículo, por uma assessoria em seu município.

.o. Ao contrário da TV, o rádio não é pródigo no aproveitamento de mulheres no setor.. A pioneira (o Google não registra) Marilena Alves, na extinta Continental. Últimos destaques,Aline Falcone (ex-CBN), Camila Carelli,(Globo) e, na falida Manchete, Amanda Viana.
_______
EM OUTRO PLANETA
.o. Revolucionária no segmento nos anos 1970/80, a Cidade FM começou a se descaracterizar com o arrendamento pela OI. Tempo vai, tampo vem, passou para o controle da Jovem Pan, núcleo do Rio. Ao retornar à sua proprietária , a JB, nunca mais seria a mesma.

.o. Mudar é preciso. Navegar também, como no poema do Fernando Pessoa. Tantas as mudanças, que a Cidade navegou em águas turvas e, a exemplo de outras, na crise, perdeu anunciantes e público. O Grupo Universo assumiu a concessão na virada do mês.
_______
I N T E R V A L O
/o/ As emissoras de rádio poderão, durante a Rio-2016, Olimpíada -- de 5 a 21 --, transmitir o informativo oficial “A voz do Brasil”, em horários flexíveis. De acordo com os seus interesses, entre as 20 e 22h, como acontecera pela realização da Copa do Mundo no país.

/o/ O programa “Quando os maestros se encontram” influenciou na carreira de João Roberto Kelly – disse ele ao Rubem Confete, sábado (23), numa série pelos 80 anos da Nacional. Sobre Radamés Gnatalli e regentes: “Na primeira vez que conheci (sic) Radamés (...)”

/o/ Humorista que se preza, não perde o pique, ou a piada. “Vera, fala com o Canázio ‘ao vivo’, lá na Rádio Globo”, alertava Hélio Júnior, como repórter (reconduzido), no “Plateia amiga”, quarta (27), nova curtição da emissora da Glória. Um rodízio na rua.

/o/ Com os valores dispensados ou que pediram desligamentos, nos últimos meses, dava para montar duas emissoras alternativas. A medida seria o aluguel de horários nas chamadas de pequenos investimentos, em sua maioria, desconhecidas dos sintonizadores.

_______
* Diante da débâcle recém-ocorrida, soa de maneira irônica o novo slogan veiculado pela Tupi. “Eta rádio danada de boa” é, para os apreciadores desse amor antigo e, principalmente os desempregados dela (e de outras), um lamentável requinte de crueldade.