Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Girando com as ondas (020)

O ÂNCORA 6 DO “CBN RIO”
Em sua primeira experiência como locutor, o Fernando Molica vai bem (muito bem) no comando do “CBN Rio”, onde estreou na segunda-feira (16). Jornalista com mais de 30 anos de carreira vividos nos principais veículos – o último, na condição de colunista de “O Dia” – Molica é o sexto âncora na história do programa, lançado em outubro de 1991.

.o. Ao longo desses 25 anos, no entanto, ninguém foi melhor apresentador do “CBN Rio” do que o Sidney Rezende, um dos fundadores, e o que permaneceu por mais tempo. Sidney perdeu o posto em 2009, depois de um desentendimento com a todo-poderosa Mariza Tavares (terceira diretora do jornalismo), que saiu em 2016 para um projeto literário.

.o. Além do Sidney Rezende, foram titulares do “CBN Rio”, no período, os jornalistas Maurício Martins, Lúcia Hipólito, Octávio Guedes e Carolina Morand. Nas funções de repórteres e apresentadoras transitórias, atuaram Lilian Ribeiro e Bianca Santos – esta integrando a equipe agora liderada por Fernando Molica, sendo a produção de Ricardo Porto.

UM CASO INUSITADO
.o. Durante a maior parte deste mês (26 dias), a Tupi continuou operando no piloto automático. A greve, iniciada no apagar das luzes de 2016 – 30 de dezembro --, não trouxe uma solução para o impasse, qual seja, o pagamento dos salários atrasados há vários meses. Afinal, a rádio foi vendida ou não foi? Seria o dono da Top SP, realmente o negociador?

.o. O mais intrigante nisso tudo, é que nenhum jornal, mesmo da linha popular tenha tratado do assunto. Os medalhões se omitem, como se nada tivessem com o problema, caso inusitado na história do veículo, não se restringindo ao Rio, mas abrangendo o meio nos rincões do país. Ironicamente, há quem assegure ‘que brasileiro não vive sem rádio’.

NÃO VAI ABRIGAR TODOS
.o. Enquanto as duas mais importantes emissoras cariocas reduziram seus quadros dispensando profissionais destacados, a Bradesco vai abrindo vagas para os destituídos. Carla Matera é a nova aquisição da rádio com nome de banco. É certo, porém, que não haverá, no prefixo, o aproveitamento daqueles que ainda se encontram desempregados.

.o. Reunir Antônio Carlos Duarte, Eugênio Leal, Sérgio Américo, Sérgio Lobo, Jota Santiago e Vinício Gama foi – não se pode negar – uma atitude louvável do Edilson Silva. O preço, evidentemente, teve o caráter de custo-benefício. A cada novo contratado, dava-se o afastamento de dois, que antes formavam na equipe. Uma logística do empreendedorismo.

I N T E R L I G A D A S
.o. O jogo do Brasil com a Colômbia (seleção do Tite 1 a 0), renda a favor da Chapecoense, marcou a estreia de Jota Santiago na Bradesco.
_______
.o. Jota se juntou a quatro ex-colegas, que integraram o ‘pacote’ de demissões da Tupi, distribuído em julho do ano recentemente terminado.
_______
.o. O calvário de incertezas em que a outrora líder dos Associados mergulhou, leva-a para um caminho de perdas de público e anunciantes.
_______
.o. A permanecer por mais tempo no regime precário do ‘vitrolão’, candidata-se, em desvantagem, a concorrer apenas com O Dia e a Mania.
_______
MEMÓRIA VIVA
.o. A grande notícia no primeiro semestre de 1997 fora a contratação, pela Tupi, do Áureo Ameno, que conquistara no ano anterior um mandato para a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Dispensado no início do período (justamente por se eleger), Áureo era o mais antigo funcionário da Rádio Globo, nela ingressando como repórter ao fazer a cobertura do suicídio de Getúlio Vargas, em 1954.

.o. Participante do “Show do Antônio Carlos”,passou para o do “Clóvis Monteiro”, e ganhou um quadro na “Patrulha da Cidade”, de defesa do consumidor. Estreara oficialmente em 23 de junho, porém fizera questão de uma pré-estreia (dia 20), para, na condição de comentarista, prestigiar seu velho companheiro Doalcei Camargo . Este, mesmo adoentado, transmitira de São Januário, naquela noite, a partida entre o Vasco e Penãrol, pela Supercopa dos Campeões.
_______

HORAFINAL.COM
.o. Virtual comprador da concessão da Tupi, Paulo Masci de Abreu é dono da Rede Mundial de Comunicações, de que fazem parte emissoras de rádio e TV do Rio e São Paulo. No começo, ele foi sócio da Capital (ex-Continental), há alguns anos administrada por uma seita evangélica.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Girando com as ondas (019)

DAS AMARGAS, ‘TAMOS’ FORA
A governanta lá de casa, extremamente simplória, só ouve a Globo. Entre os afazeres diários se informa com o “Momento de fé”, do padre Marcelo Rossi, e o “Manhã...”, do Roberto Canázio.

.o. (Tem dificuldades em trocar de emissora, no seu radio antigo de energia elétrica). Quando tratam de assuntos que lhe parecem estranhos, deixa escapar única exclamação: “Que coisa, hein!”

_______
.o. Num site especializado, o Garotinho José Carlos Araújo mantém uma crônica sobre tema que lhe é pertinente. Na segunda (9), falou sobre o Ano Novo, sonhos, realizações, erros, acertos.

.o. O texto, contendo umas 25 linhas, não faz qualquer referência à Tupi, naquela altura há dez dias em greve indefinida. “Que coisa, hein!” -- copiamos a nossa governanta, diante do ‘nem tô aí’.

O QUE VEM DE LONGE
.o. No primeiro dia de 2017, pela Nacional (Brasília), Regina Melo apresentava entre 7h e 8h da noite, “Roda de samba”. Um oásis, a cuidadosa seleção musical. Num dos quadros, ela prestou homenagem ao compositor Custódio Mesquita.
.
.o. Os de mais idades se lembram dele, algumas de suas produções, casos de “Promessa” e “Saia do caminho”. Custódio incursionava por outros gêneros, sendo marcante o fox “Nada além”, em parceria com Mário Lago, imortalizado por Orlando Silva, nos primórdios do rádio, e Hebe Camargo, no auge da televisão.

SEM DERRAMAR O LEITE
.o. Fazer programação em emissora segmentada é, no jargão das redações de rádio (e jornais), ‘tirar leite de pedra’. Na Bradesco Esportes, onde um locutor ironiza ‘as outras’, a base paulista teve ‘que se virar’, pois não preparou especiais para a passagem de ano. Um dos recursos, entrevistar conjuntos musicais.

.o. Como, no improviso, preencher horários? O grupo Jota Quest foi um dos escolhidos. Ao terminar o ano que agora começa, eles (os empreendedores) vão, certamente, se planejar. Ou então, mudam a proposta do prefixo para Bradesco Esportes (e... musica). Aí, sem os atropelos, funcionará durante as 24 horas.

I N T E R L I G A D A S
.o. A Nacional tem programa novo aos domingos, pelas manhãs. A partir das 8h, com Isabela Azevedo. Nome: “Nas trilhas da história”.
_______
.o. Também fala em trilhas, o cartaz noturno nesse mesmo dia, com a Luciana do Valle. Trata-se de “Todos os ramais”, sobre a Baixada.
_______
.o. “Repórter Rio”, matinal daquela emissora, antes com meia hora de duração, foi reduzido para quinze minutos. É transmitido às 7h45.
_______
.o. Qual o repórter ou apresentador que numa fase não tenha sido estagiário? No rádio atual, eles estão muito presentes nas principais.
_______
MEMÓRIA VIVA
.o. Comemorou-se em 4 deste mês o “Dia da Música Popular”. No distante ano de 1939 em pleno Estado Novo, Carmem Miranda e Almirante cantavam em dupla, numa Feira de Amostras, o samba “Boneca de Piche”, de Ary Barroso e Luiz Iglésias.
.o. Carmem, favorita de Ary mudava-se poucos meses depois para os Estados Unidos. Saía de um estrelato na Mayrink Veiga, para encantar os shows business na terra do Tio Sam. O Flamengo de que Ary era torcedor, sagrava-se campeão no Rio.
_______
HORAFINAL.COM
CBN, ‘a rádio que toca a notícia’ passa a ser, agora em 2017, o terceiro canal no Rio, a adotar informativo de conotação chapa branca. Junta-se às emissoras da EBC (Nacional e MEC AM). A diretriz foi negociada recentemente, num encontro do alto comando da Globo e do Planalto, revelado por um colunista da “Folha de S. Paulo”.