Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Girando com as ondas (019)

DAS AMARGAS, ‘TAMOS’ FORA
A governanta lá de casa, extremamente simplória, só ouve a Globo. Entre os afazeres diários se informa com o “Momento de fé”, do padre Marcelo Rossi, e o “Manhã...”, do Roberto Canázio.

.o. (Tem dificuldades em trocar de emissora, no seu radio antigo de energia elétrica). Quando tratam de assuntos que lhe parecem estranhos, deixa escapar única exclamação: “Que coisa, hein!”

_______
.o. Num site especializado, o Garotinho José Carlos Araújo mantém uma crônica sobre tema que lhe é pertinente. Na segunda (9), falou sobre o Ano Novo, sonhos, realizações, erros, acertos.

.o. O texto, contendo umas 25 linhas, não faz qualquer referência à Tupi, naquela altura há dez dias em greve indefinida. “Que coisa, hein!” -- copiamos a nossa governanta, diante do ‘nem tô aí’.

O QUE VEM DE LONGE
.o. No primeiro dia de 2017, pela Nacional (Brasília), Regina Melo apresentava entre 7h e 8h da noite, “Roda de samba”. Um oásis, a cuidadosa seleção musical. Num dos quadros, ela prestou homenagem ao compositor Custódio Mesquita.
.
.o. Os de mais idades se lembram dele, algumas de suas produções, casos de “Promessa” e “Saia do caminho”. Custódio incursionava por outros gêneros, sendo marcante o fox “Nada além”, em parceria com Mário Lago, imortalizado por Orlando Silva, nos primórdios do rádio, e Hebe Camargo, no auge da televisão.

SEM DERRAMAR O LEITE
.o. Fazer programação em emissora segmentada é, no jargão das redações de rádio (e jornais), ‘tirar leite de pedra’. Na Bradesco Esportes, onde um locutor ironiza ‘as outras’, a base paulista teve ‘que se virar’, pois não preparou especiais para a passagem de ano. Um dos recursos, entrevistar conjuntos musicais.

.o. Como, no improviso, preencher horários? O grupo Jota Quest foi um dos escolhidos. Ao terminar o ano que agora começa, eles (os empreendedores) vão, certamente, se planejar. Ou então, mudam a proposta do prefixo para Bradesco Esportes (e... musica). Aí, sem os atropelos, funcionará durante as 24 horas.

I N T E R L I G A D A S
.o. A Nacional tem programa novo aos domingos, pelas manhãs. A partir das 8h, com Isabela Azevedo. Nome: “Nas trilhas da história”.
_______
.o. Também fala em trilhas, o cartaz noturno nesse mesmo dia, com a Luciana do Valle. Trata-se de “Todos os ramais”, sobre a Baixada.
_______
.o. “Repórter Rio”, matinal daquela emissora, antes com meia hora de duração, foi reduzido para quinze minutos. É transmitido às 7h45.
_______
.o. Qual o repórter ou apresentador que numa fase não tenha sido estagiário? No rádio atual, eles estão muito presentes nas principais.
_______
MEMÓRIA VIVA
.o. Comemorou-se em 4 deste mês o “Dia da Música Popular”. No distante ano de 1939 em pleno Estado Novo, Carmem Miranda e Almirante cantavam em dupla, numa Feira de Amostras, o samba “Boneca de Piche”, de Ary Barroso e Luiz Iglésias.
.o. Carmem, favorita de Ary mudava-se poucos meses depois para os Estados Unidos. Saía de um estrelato na Mayrink Veiga, para encantar os shows business na terra do Tio Sam. O Flamengo de que Ary era torcedor, sagrava-se campeão no Rio.
_______
HORAFINAL.COM
CBN, ‘a rádio que toca a notícia’ passa a ser, agora em 2017, o terceiro canal no Rio, a adotar informativo de conotação chapa branca. Junta-se às emissoras da EBC (Nacional e MEC AM). A diretriz foi negociada recentemente, num encontro do alto comando da Globo e do Planalto, revelado por um colunista da “Folha de S. Paulo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário