Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 24 de agosto de 2019

Rádiomania, o Livro/78 (Parte II)

ELES FIZERAM HISTÓRIA
Dono de invejável cultura e amante do rádio, HÉLIO THYS foi um dos mais completos produtores do veículo em toda a sua existência. THYS (1920-2002) era filho de imigrantes judeus, nascido no bairro do Estácio, berço boêmio de Ismael Silva, quanto o era a Vila Isabel de Noel Rosa – e do Martinho em nossos dias. Como carioca que se preza, gostava de futebol e era torcedor do Fluminense. Formado em Direito, ele nunca exerceria a profissão.

.o. A carreira de radialista teve início na Mayrink Veiga, época em que transitavam por seus corredores um Haroldo Barbosa, Luiz Jatobá, Chico Anísio, Nanci Wanderlei, Estelita Bell,e outros nomes -- alguns apagados com a poeira dos tempos. A Rádio Jornal do Brasil em seu endereço na Avenida Rio Branco foi outra casa por onde ele passou. Depois esteve na Tupi e, por último, na Globo.

.o. Era um redator anônimo na Tupi e, dentre seus trabalhos,a série de crônicas Boa Noite Para Você, às 8 horas, narrada por Carlos Frias, apresentador de Caleidoscópio, memorável programa nos fins de tarde de domingos. A Vida é Assim, peças completas de rádio-teatro, também levavam sua assinatura. Um sucesso. A Globo resgatou para sua programação.

.o. Emérito contador de histórias,THYS produzia muito. Coisas de que o grande público não tomava conhecimento, algumas delas preenchendo horários da madrugada. Durante longa temporada um dos ases da equipe do Haroldo de Andrade. No Bom Dia, ele mostrava sua verve, historiando com talento invulgar os dramas do cotidiano, inspirando-se em mensagens dos ouvintes.

.o. Leitor contumaz, HÉLIO THYS deixou volumosa biblioteca, estimada em mais de vinte mil exemplares. Estudioso do escritor Honoré de Balzac (A Comédia Humana, A Mulher de Trinta, etc.) lia as obras no original. Dominaria o francês, falando fluentemente. Uma das melhores etapas de sua vida profissional, foi a convivência com Wilson Silva, Ricardo Alexandre e Áureo Ameno, formando o afinado quarteto de produtores do Programa Haroldo de Andrade.

.o THYS ainda trabalhou na televisão. Adaptou roteiros para o Grande Teatro Tupi, escreveu Algemas de Ouro, primeira novela da Rede Globo, e foi criador da série infantil Capitão Furacão, transmitida pela mesma emissora. Participaria de O Povo na TV no canal do Sílvio Santos (TV Stúdios), tendo por companheiros naquele programa Wilton Franco, José Cunha e o Roberto Jeferson.

.o. Roteirista de cinema, compositor e professor universitário – foram outras atribuições de HÉLIO THYS. Não recebeu por parte dos patrões o reconhecimento pelos anos de dedicação à Rádio Globo a que dava mais atenção que seu próprio lar. Sairia de cena melancolicamente. Demitiram-no, idoso e com problemas de saúde, o que se repetiria com o Haroldão, um dileto amigo dele.

_______
M E M Ó R I A
.o. Componente da equipe esportiva da Super Tupi, onde atuava como segundo comentarista, Luiz Ribeiro era promovido a apresentador de um programa próprio, das 8h às 10h da noite. Entrava no lugar do Roberto Figueiredo, que comandava o Show do Rio. A estreia ocorria em 3 de abril de 2001. Ribeiro, um repórter em tempo integral, já conduzia o Bola em Jogo aos domingos, antes denominado Bola na Mesa, com o Marcus Aurélio.

_______
Nas Ondas
/o Coincidências nas chamadas adulto-contemporâneas. Todas têm, em determinados períodos, uma hora de músicas sem intervalos. E, obras de mesmos autores, não citados.

/o Sérgio Gianotti faz de sexta (23) a quarta (28) jornada dupla na SulAmérica Paradiso. Avança além de seus horários normais, que são, Todas as Telas, às 5h, e Redação Online, às 6h.

/o Ele estará apresentando até às 10h o programa do Roberto Canázio que o sucede na grade. Canázio foi a Buenos Aires para atender a compromissos previamente agendados.

/o Ao contratar o Ernani Alves para a condução de um jornalismo na metade do dia, a SulAmérica modifica, em parte, o perfil de sua programação, que era, até recentemente, 90% musical.

.o. Antes de migrar para a TV, onde assumiu um programa policial, Ernani trabalhava como repórter de rádio, com passagens pela Super Tupi e pela Manchete, extinta em 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário