Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 13 de outubro de 2022

 

Esse Nosso Amor Antigo

O RELÓGIO MARCA

Foi Luiz Mendes quem inventou o tempo do futebol no rádio. Os minutos passados {decorridos} eram coisa de Doalcei Camargo, e o avanço do cronômetro assinalando os lances primordiais (‘o relógio marca’), popularizado por Waldir Amaral, um goiano que se projetou no Rio, tendo começado como locutor comercial   na Rádio Tupi.

 

O primeiro   campo para as tiradas esportivas do Waldir Amaral chamava-se Continental (inevitavelmente pronunciado como Emissora Continental), onde chegou levado por Oduvaldo Cozzi – fazia o trabalho de ‘pontas’, profissional que fica atrás das balizas complementando as descrições do narrador confortavelmente postado nas cabines.

 

A transferência de Cozzi para a Mayrink Veiga deu oportunidade ao Waldir de ser o titular da Continental, das Organzações Rubem Berardo, ‘100 por cento esportiva e informativa’. Nela, e na Globo, Waldir cercava-se de grandes nomes do ramo – Cezar Rizzo, Aírton Rebelo, Celso Garcia, José Cabral, João Saldanha, Jorge Curi, Mário Vianna, etc.

 

 Tanto numa quanto noutra, nos anos 60 e 70, ele dava ao futebol conceito de produto vendável. Na segunda, além de titular ocupava a posição de gerente comercial. Inovava no formato das transmissões, criando slogans e bordões, e vinhetas para seus principais colaboradores. A Globo foi a empresa em que Waldir ficou mais tempo. Trabalhou também na Jornal do Brasil e na tradicionalíssima Nacional e rádios menores.

 

Morria na primeira semana de outubro de 1977 dez dias antes de completar 71 anos de idade. Frases do seu legado para o rádio esportivo: “Indivíduo competente; Dez é a camisa dele, o Zico; Choveu na horta do Félix; Você ouvinte é a nossa meta, foi pensando em você que procuramos fazer o melhor; Domingo é dia de esporte, o domingo é nosso’.

________

 

Às vésperas de participar de uma nova Copa do Mundo, bem diferente de condições anteriores, o Brasil tem profissionais que foram criados (ou impulsionados) pelo homem que popularizou bordões e slogans. Mais idosos, naturalmente, aí estão em plenas atividades, José Carlos Araújo (o Garotinho), Washington Rodrigues (Apolinho), Edson Mauro (O bom de bola), e Luiz Penido (O garotão da galera).

 

_______

CHAMADAS.COM

A FM O Dia permanece em 1º lugar em audiência no Rio. A JB  pulou para 2º, colada por pequena diferença da Melodia, 3ª – revela o mais novo boletim do Kantar Ibope Média. Em 4º está a Super Tupi. Explica-se: a propaganda eleitoral tem muito a ver com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário