Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Os curingas de luxo e outros

Houve tempo que, curinga no rádio era um profissional novo no meio escalado para substituir os titulares (disc-jockeys ou comunicadores) nas folgas, eventuais ausências daqueles e, principalmente durante as férias. Jorge Luiz,* na Globo, e Haroldo de Andrade, na Tupi são, atualmente no Rio, o que se pode chamar “curingas de luxo”. Jorge, na profissão há mais de 30 anos, Haroldo há pouco mais de 20, comandam programas semanais, o primeiro nas madrugadas de domingos, o outro, nas manhãs do mesmo dia.
Titular na Tupi desde a morte do Collid Filho em 2004, Fernando Sérgio era um profissional de larga experiência (pertenceu aos quadros da antiga – e gloriosa --Mundial) também passou pela fase “curinga de luxo”, na Globo e na própria Tupi. Nessa emissora tem, ainda, o caso do Geraldo Sena, apresentador aos domingos do “Giro esportivo”, narrador de futebol pouco aproveitado no prefixo. Sena foi oficializado nos últimos três anos, curinga do Washington Rodrigues, respondendo pelo horário nas férias dele.
Situação parecida, a de Astrid Nick, da Nacional. Altamente experimentada e dedicando maior tempo ao esporte, ela toma conta do “Alô Daysi”, nos impedimentos da veneranda Daysi Lúcidi. A curinga oficial da casa, no entanto, é Luciana Valle, da nova geração de radialistas. Na Manchete, onde aterrissou há cerca de dois anos, depois de idas e vindas à Tupi e passagens por outras, Cláudio Ferreira se encarrega da missão. Profissional versátil, está no mesmo nível de um Clóvis Monteiro, Cirilo Reis e o citado Jorge Luiz.
Este ano, a Globo decidiu ampliar o número de curingas. Recrutou o jornalista Soares Júnior, novo executivo da SGR no Rio, de volta à empresa depois de atuar por certo período como repórter da CBN e, lançava o Robson Aldir (também repórter) na função, cobrindo em janeiro as férias do Alexandre Ferreira, no “Alô bom dia”, entregando-lhe o especial do “Quintal...”, no sábado 27 de fevereiro. Soares leva queda para ser comandante de programas. O bravo repórter Aldir não convenceu nas primeiras experiências.
* Jorge Luiz volta a ser titular a partir de segunda-feira 14, com as novas modificações na Globo.
-o- o rádio é a sua praia? “Radiomania, um cronista de plantão” – o livro para Você. Receba seu exemplar em casa, bastando nos informar dados essenciais, endereço e CEP. Valor: 25 reais, SEDEX a cobrar. Nosso email: florylemond@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário