Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 16 de novembro de 2019

Direto das Ondas

ONDE SAMBA NÃO TEM VEZ
Muito bem situada nos recentes boletins do Kantar Média Ibope ( é a segunda emissora mais ouvida no Rio) a JBFM, do estilo adulto-contemporâneo, não dá a mínima, na sua grade, para o principal ritmo de música do país – o samba. Fácil descobrir a coisa: desinteresse. Para confirmar, o leitor destas linhas terá, naturalmente, que dispor de tempo (e paciência).

Sintonizar a rádio durante os diferentes períodos do dia – manhã, tarde, noite, é o jeito mais apropriado. Nem sombra de um sambinha (num comercial que seja) rodam por ali.

Os programadores da emissora têm aversão ao gênero, possivelmente por convicção. Nada representam para eles um Dorival Caymmi, Ary Barroso, tanta gente valorosa.

‘... Quem não gosta de samba/bom sujeito não é/É ruim da cabeça/ou doente do pé/Eu nasci com o samba/no samba me criei...’ (Trecho imortalizado pelo baiano de São Salvador.)
_______
ROQUETTE, NOVA RÁDIO
Sob a presidência de Cristiane Almeida, jornalista e radialista, com direção de programação de Raphael de França, multimídia, o Rio ganhou, nesses últimos dias, uma nova rádio.

Eis o que o interessado em novidades no dial pode ouvir de segunda a sexta-feira na 94 FM (ou Roquette):

0h – Viradão, com Jorge Bacarin.
3h --Nordeste Sertanejo, com Braga Júnior.
6h --Primeira Página, com Rodrigo Machado.
7h --De Carona, com Raphael de França e Deivid Costa.
9h --Conexão RJ, com William Travassos.
11h --Cardápio 94, com Leandro Augusto.
14h –Toda Tarde, com Selma Boiron.
17h --Painel 94, com Jorge Ramos.
18h – 94 Esporte Clube, com Rogério Ribeiro e Cláudio Affonso.
20h --Vai Dar Samba, com Miro Ribeiro, nas noites que não têm transmissões esportivas.
21h --Toca Rock, com Selma Boiron (mesmo caso do anterior,também dependente do futebol.)
_______
O ESPORTE NA CASA
Dez anos depois de ausentar-se do rádio Luiz Carlos Silva a ele voltou. Uniu-se ao Ricardo Mazzella para comandar a equipe esportiva da 94 FM (Roquette Pinto), isto é, um grupo de ‘oriundis’

Ei-los: Carlos Borges e Batista Júnior; Jorge Ramos, Cláudio Affonso e Fred Soares; Sérgio Américo, Carla Matera, Rogério Ribeiro e Cassiano Carvalho; Ricardo Oliveira e Rafael Luna.
_______
‘PARA COMPARTILHAR’
Com esse slogan, a 94 FM procura abandonar a mesmice existente no rádio de cada dia, especialmente nas emissoras públicas, de bons programas, todavia, pouco atraentes.

Ela é componente do ramo, mas, mesmo tardiamente tenta um outro caminho, aproveitando o vazio criado pelo SGR. Alguns nomes com passagens pela ‘outra’ foram recrutados.

Saindo do ostracismo em que se encontrava, ‘veste’ a camisa do popular (e moderna) para competir com as mais equipadas, cujas plateias as situam entre as Tops 10 no Kantar.
_______
R a r e f e i t a s
/o Nas rádios do Rio, o samba só é destaque nos fins de semana. Ele está presente na Super Tupi e SulAmérica Paradiso FM – e pouquinho notado por ouvintes da Nacional.

/o O Samba Social Clube é um programa da Super Tupi, apresentado aos sábados por Valéria Marques e Carlinhos de Jesus. Chega a seus rádios e plataformas às 13h.

/o E, o sucessor dele há um ano na SulAmérica Paradiso, mesma faixa de horário é Estação do Samba, sábados e domingos. Conduzido por PC, tem participação de Arlindinho Neto.

/o Apreciadores do samba de raiz, Velha Guarda das escolas são os fãs do Rubem Confete e seu Ponto do Samba na Rádio Nacional. Aos sábados, às 13h, e aos domingos, às 14h.

/o Quem liga o rádio para ouvir o gênero pode topar com uma playlist propositalmente sofrível. Não recomendável, portanto, para pessoas de bom gosto. Mas, é sucesso na O Dia.

/o Fora das planilhas, porém, se ouve material de primeiríssima qualidade nas ondas da MEC AM 800.Por que os pesquisadores não chegam até ela? Públicas não vendem, é voz corrente.

/o Não precisa ser catedrático para saber que as rádios públicas não têm comerciais. O governo, no âmbito federal ou estadual, são os que bancam. Uma nova Cultura a 94 FM?

< Blog do Rádiomania, dez anos

2 comentários:

  1. eu discordo em parte...na rádio mania (91.1) há um programa muito bom chamado universidade do samba...além de sambas da atualidade toca sambas clássicos,sem contar que o programa fala de curiosidades do mundo do samba, o programa é veiculado de segunda a sexta a partir das 19:00 e sábados e domingos das 10:00 ao meio dia
    Infelizmente a Mania esta num canal sofrível na cidade do rio de janeiro

    ResponderExcluir