Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 9 de novembro de 2019

Rádiomania, o Livro/ 85 (Parte II)

CAMPEÃS E ALTERNATIVAS
Até 2008 no Rio, Globo e Super Tupi disputavam a preferência do público amante do futebol. Ofereciam ao ouvinte uma programação bem parecida. Pela manhã, na Globo, tinha às 5h40 o Toque de Primeira, e na Tupi às 5h50 o Batendo Bola, um resumo dos fatos do dia anterior ou que iam acontecer no dia que se iniciara, baseados em seus noticiários noturnos, Panorama Esportivo e Giro Esportivo, respectivamente entre 22h e meia-noite.

Enquanto a primeira exibia o Globo Esportivo ao entardecer (18h), a concorrente dava uma panorâmica do dia no Show do Apolinho (das 17h às 19h). Outras semelhanças em suas programações se verificavam aos sábados e domingos. No primeiro caso, transmissão de jogos à tarde e, se não tinha nenhum, a solução era preencher o horário com notícias, entrevistas e muita discussão sobre o mundo do futebol, seus personagens.
_______
A BOLA, OS DEBATES
No segundo, locutores e comentaristas esquentavam suas vozes nos temas diversos, participando dos debates – de um lado o Enquanto a Bola Não Rola, de outro, o Bola em Jogo.Em ocasiões eventuais modalidades diferentes eram tratadas – predominando a Fórmula-1, exclusividade da Rádio Globo a cada quinze dias. Vôlei e basquete só irradiados em partidas decisivas, ou de seleções.

Embora a maior fatia da audiência no futebol ficasse entre as duas principais, outras rádios exploravam o filão no Rio. Bandeirantes e Manchete entraram no páreo depois da Copa na Alemanha. As alternativas até então eram a Brasil AM, Livre, Carioca e Roquette Pinto – não se contando a CBN,por questões óbvias. (A Band se beneficiaria com o fim do futebol na Carioca, Roquette e Livre.)
_______
DIVISÃO DE GRUPOS
Liderada por José Carlos Araújo, o Garotinho, a Globo reunia nove componentes fixos, entre os quais, Edson Mauro, Gerson, Luiz Mendes, Gilson Ricardo e Eraldo Leite. Pela dobradinha Globo/CBN atuavam sete repórteres, sendo três exclusivos da última. Quinze profissionais formavam o grupo da Tupi, destacando-se Luiz Penido, Washington Rodrigues, Jota Santiago e Jorge Nunes.

Individualmente, tanto a Manchete, quanto a Bandeirantes, chegaram a superar a Tupi em número de valores. Um claro (e evidente) contraponto às suas receitas publicitárias, bastante inferiores. O rodízio de profissionais em seus quadros atingira em consequência, experimentados radialistas, em favor de novatos.
_______
M E M Ó R I A
Em 1998, para a cobertura da Copa da França, a Rádio Brasil AM do Sistema LBV formava um núcleo de esporte no Rio. Contava com o locutor Cezar Rizzo, repórteres Ronaldo Castro e Iata Anderson que, anteriormente, integravam os quadros da Tamoio, que fora vendida à Igreja Pentecostal. Rizzo e seus companheiros, certamente não foram a Paris. De olho na telinha (que nos bastidores se chama de ‘geladão’), fizeram-se presentes no torneio.
_______
Nas Ondas
/o Depois de dez anos em São Paulo – trocara o rádio pela televisão e esteve na Record – William Travassos voltou ao Rio. É mais um que chega para a 94 FM. Conexão RJ nome do programa.

/o Vai das 9h às 11h e entrou no lugar do Painel da Manhã, do Jorge Ramos. O Conexão é produzido por Ricardo Alexandre e Lúcia Araújo – ele destituído da Tupi em 2016, ela do grupo estável.

/o No começo, Travassos prestou homenagens a três gloriosos apresentadores da Globo: Waldir Vieira, Luiz de França e Haroldo de Andrade, reproduzindo aberturas de suas atrações.

/o O 4 de novembro, Dia do Inventor, Dia do Escoteiro, etc, teve outra estreia na 94. A de Jorge Bacarin, há quatro anos afastado. (Ele era da Manchete). Viradão, o cartaz, é de 0h às 3h.

/o Na SulAmérica Paradiso o primeiro dia de Maíra Charken no Hora do Blush para fazer companhia a Carol Barreto. Saudada com paródia de samba da Ilha. ‘Hoje é dia/de estreia da Maíra’.

/o Ana Paula (a Portuguesa) está de volta à Super Tupi, treze anos depois de atuar na Globo, para onde foi levada por Roberto Canázio. É integrante, agora,da turma do Clóvis Monteiro.

< Blog do Rádiomania, dez anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário