Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Rádiomanaia, o Livro/34

A INVASÃO DAS SEITAS (E-2)
O que Júlio Louzada fazia às 6 horas da tarde no rádio (um tempo na Tamoio, outro na Tupi – e houve, ainda uma fase em que a transmissão da prece era em cadeia), representava então um modelo único. Outros radialistas seguiriam-no, conscientes da necessidade de se destinar alguns minutinhos para a reflexão. Lembrar, afinal, que um Ser todo-poderoso rege o universo de nossas vidas. Os disck-jockeys (ou animadores de estúdio), futuramente chamados de comunicadores aderiram, entre eles, Paulo Giovanni e Roberto Figueiredo.

Pelos anos 60 surgiria Alziro Zarur com ‘A Sopa do Pobre’, espécie de chamariz de sua Legião da Boa-Vontade, LBV. Zarur lançara o movimento ao assumir o controle acionário da Rádio Mundial, antes denominada Rádio Clube do Brasil, gerenciada pelo Vítor Costa. Por determinado tempo, a emissora estivera arrendada ao jornalista Samuel Wainer, fundador do “Última Hora”.

Utilizar-se de uma estação de rádio para a difusão religiosa e assistencial fora um pioneirismo do Alziro Zarur. A invasão das seitas , disseminada nos anos 80, seria um fato comum nas pequenas emissoras, sem condições de alçarem voos próprios. Década marcada pela crise político-econômica e social do país. Em decorrência disso, elas passariam a alugar horários para congregações, de um modo geral privilegiadas com mais recursos que alguns anunciantes.

_______

No Rio de Janeiro até meados dos anos 90, destinavam espaço de suas programações às seitas religiosas as rádios Guanabara, Tamoio, Relógio e Record (ex-Ipanema) privatizada pela Radiobrás no governo Sarney. Do mesmo segmento (AM) e inteiramente religiosas, a Copacabana, Metropolitana, Boas Novas e Brasil – ex-Jornal do Brasil comprada por um pastor com mandato de deputado, repassada a outro em forma de arrendamento e, posteriormente integrada ao grupo da LBV. Por último, a Capital, de uma rede de pentecostais.

A Melodia FM, de propriedade do mesmo controlador da JBAM foi, oficialmente, a pioneira no gênero. Seria seguida pela EL Shaddai, cujo dono também era um pastor-deputado, por muitos anos detentor da velha Metropolitana, que acabaria sendo transferida para o empresário Paulo Masset. A mais desprovida de recursos, Rio de Janeiro, contaria com as contribuições de fiéis para divulgar a doutrina espírita, tendo como gestora a federação estadual. Representando o catolicismo, Catedral FM, da Arquidiocese do Rio, a mais nova até então.

MEMÓRIA-2008
Fantasma depois que o SGR rompera com a Viva Rio, a Mundial ganhava corpo físico em junho. Liderada pelo jornalista Jorge Guilherme, inovava no estilo de apresentar músicas e notícias.'Boa enquanto durou’, segundo um poeta.

Em 1° de julho Haroldo Jr reintegrava-se ao elenco da Tupi, passados doze anos de ter trabalhado na emissora. Era convocado para cobrir as férias e folgas dos titulares da casa, e começaria a assinar o nome do pai, Haroldo de Andrade.

No dia 5 daquele mês, Beto Britto comemorava, com um especial, os dez anos do “Planeta Rei”, que entrara nas ondas da Globo a partir de março de 2007. Lançado em 1998 na Imprensa FM, ficaria pouco tempo na Metropolitana.

O mesmo grupo que arrendara a Manchete, assumia em 4 de novembro o controle da Rádio Livre, uma nova opção em AM. Eram requisitados profissionais em disponibilidade na praça, figurando Carlos Bianchini como o principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário