Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Nossos comunicadores (3)

JORGE LUIZ
Mineiro de Além Paraíba, Jorge Luiz, 62, está no rádio há 44 anos. Começou na Cultura, em sua terra de origem ao vencer, muito jovem, um concurso de locutores. No Rio, para onde veio na década de 70, sua primeira emissora foi a Carioca, sendo curta a passagem. Logo depois, acontecia o seu ingresso na Rádio Nacional, convidado por um diretor que o ouvira na estação da Rua México.

.o. E, foi na velha emissora que a sua carreira ganharia impulso. Nos meses iniciais, participava de diversos programas, atuando como locutor de cabine, até que viria a oportunidade de ter um horário próprio. Para ele, foi destinado um programa de samba, com o nome de “Madrugada Nacional”. O objetivo da rádio era nada menos que concorrer com o similar do Adelzon Alves, na Globo.

.o. (Interessantes curiosidades nessas histórias do rádio: Jorge Luiz substituíra o Washington Rodrigues, que comandava o “Zero hora” e, acertara com a Tupi. Apolinho, por sua vez, entrara no lugar do Sérgio Bittencourt -- compositor e filho de Jacob do Bandolim -- que tinha ido para a Mundial.)

.o. Retomemos o fio da meada. Tarefa difícil para o novato radialista. Com “O amigo da madrugada”, Adelzon reunia nos estúdios da rádio a nata de sambistas e compositores das principais escolas do Rio. Atraía, também, os cantores do chamado “meio de ano”. Um grande sucesso de audiência. Em momento algum, o do Jorge Luiz conseguiu suplantar o do seu adversário na co-irmã.

.o. Não demorou muito, e ele se mudava para a Tupi. Dentre as emissoras em que trabalhou ao longo de sua carreira, foi o endereço em que permaneceu por mais tempo. Versátil, tanto se destacava na leitura de comerciais e noticiários como na apresentação de programas. Numa das coberturas de carnaval, passaria a comentar o desempenho das agremiações. Especializou-se no tema.

.o. Antes de fechar com a Globo, onde se encontra desde fevereiro de 1997 – começou como noticiarista na madrugada -- Jorge Luiz atuou na Manchete (saíra da Tupi em 1991, mas voltara em 1993). No primeiro semestre de 1995 dera uma passagem pela Tamoio e, logo depois, outra pela Roquette Pinto. Em 1996,por um mês apenas, ficaria na FM O Dia, que ainda buscava seu público. Só voltaria à função de comunicador no “Comando geral do carnaval”, em 1998.

M E M Ó R I A
Num certo período de sua passagem pela Tupi – fazia os fins de tarde --, Jorge Luiz foi um dos poucos apresentadores da“Oração da Ave-Maria”, tradicional programa na chamada hora do Ângelus, 18h. O cartaz tornou-se famoso na voz de Júlio Louzada, apresentador oficial durante a sua existência.
Com a morte do Louzada, em outubro de 1993 (aos 72 anos), a rádio transferiu a missão ao comunicador do horário, por dois anos e pouco. Em março de 1996, designava o Padre Lemos – notabilizado nos debates do Haroldo de Andrade, na Globo. Ele não se firmaria.Era logo substituído.

Fontes: Emissoras, acervo pessoal e o Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário