Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Na virada do calendário

É fato recorrente em toda mudança de calendário, retrospectivas e especiais preenchendo a programação das emissoras de rádios e Tvs. Dentre os especiais que acompanhamos nas rádios populares, destacamos três, pela qualidade de seu conteúdo. À noite, no dia 31, Cláudio Ferreira entrevistava na Manchete os integrantes do Razão Brasileira, grupo de pagode, um grande sucesso nos anos 90. Naquela ocasião, proliferavam conjuntos do gênero. A Tropical FM se especializara no tema, para atender à demanda.

No domingo de manhã na Tupi, Jimmy Raw conversava com o Luiz Penido. O locutor -- 40 anos de carreira -- fez um oportuno balanço do futebol no Brasil e exterior, baseado em suas observações no tão apreciado esporte. Jimmy, que revelou ser um leigo no assunto, desenvolveu a entrevista de tal forma, que até os ouvintes pouco afeitos à modalidade, certamente se mantiveram atentos. Penido, um dos mais bem articulados profissionais do ramo, deu uma verdadeira aula, para os que entendem ou não da matéria.

O terceiro destaque da lista, um outro especial na pretensamente batizada “rádio de verdade”. Um comunicador ainda em formação, Rafael de França acumula funções na emissora. Já fizemos nesse espaço algumas criticas a seu trabalho. Pois, o jovem e versátil radialista quebrou, no domingo à tarde, o gelo de nossa descrença. Rendeu bons momentos o seu diálogo com o músico e compositor Danilo Caymmi, membro de uma respeitável dinastia da canção nacional. Foi, sem qualquer exagero, um programa irrepreensível.

/o/ Cinco anos depois de ocupar a freqüência que pertencera à Cidade, revolucionária dos anos 70 no segmento, a Oi FM deixa de funcionar no dial. (A mudança ocorrera no dia 4 de março de 2006.) A rádio da operadora investe em nova mídia, transferindo-se para a web. No lugar fica a provisória Verão, a partir do primeiro dia do Ano Novo.

/o/ Componente do primeiro time do esporte da Globo, o trepidante Gilson Ricardo voltou, depois de dois anos, a comandar um programa de variedades. Assumiu, nas férias do Tino Júnior, a apresentação do “Vale tudo”. (E, o bravo Robson Aldir, em quem a emissora apostava suas fichas como uma nova opção de coringa -- o que foi feito dele?)

/o/ Incrível, fantástico!... Numa votação entre ouvintes do Clóvis Monteiro, na Tupi nesta terça-feira 3, o “Ai, se eu te pego”, de Sharon Acioly, com o Michel Teló, ganhou do “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Falando sério, alguém na equipe do programa afirmou que, o sucesso do cantor sertanejo “tem uma letra inteligente...”

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, como também pelo livro, que tive o prazer de descobrir, e comprá-lo, pelo site da Nitpress. Continue nos brindando com suas precisas crônicas sobre o rádio carioca, especialmente sobre a faixa "AM" que representa o verdadeiro rádio. Grande abraço!

    ResponderExcluir