Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Direto das Ondas

RECOMEÇO DE UM REPÓRTER
Um dos mais conhecidos ‘amarelinhos’ da Globo nos anos 80 e 90, *Gélcio Cunha vai recomeçar suas atividades no rádio. O repórter, que virou analista na bancada do Antônio Carlos na emissora da Glória, e sobrou depois da ‘tsunami’ de abril de 2016 (ele saiu no ano seguinte), fechou com a SulAmérica Paradiso.

A informação foi antecipada há duas semanas pelo site Audiência Carioca. Gélcio Cunha vai participar da equipe do Rio na Palma da Mão, jornalístico liderado por Ernani Alves – terceira novidade na rádio do Bossa Nova Mall no ano. A estreia será na segunda-feira (26), e o programa apresentado do meio-dia às 2h.

• O pioneiro dos ‘amarelinhos’ foi João Vita, há alguns anos falecido. Homenageado postumamente, tornou-se nome de uma praça em Campo Grande, onde viveu. Além da Globo, trabalhou na Continental e, nos impressos O Jornal e A Notícia. Entre outros que se mobilizaram naquela viatura, são componentes da lista Alberto Brandão, Pedro Costa, Armando Anache e José Alberto Vicente.
_______
EXCLUSIVIDADE
Falar em repórter. Esses profissionais no veículo-rádio estão rareando. Os recursos da internet e a interatividade do público interessado figuram entre os motivos da redução. É notório o que salva a existência deles -- as emissoras exclusivamente dedicadas ao jornalismo. No caso, a BandNews e CBN.
_______
INCERTEZAS.COM
Apesar das incertezas, a Nacional (AM) que aderiu ao gênero no início do ano, contribui a seu modo. Mas, quem ainda ouve a estatal? Provavelmente, os habitantes das cidades interioranas, pois, nesse ponto sua freqüência funciona. Ela tem a favor, preciosa atenção do homem do campo e do agronegócio.
_______
DE SETORISTAS
O esporte -- particularmente o futebol --, emprega hoje repórteres na ‘conta do chá’, valendo-se mais de setoristas. Por ordem da crise na economia, segundo os responsáveis pelos RHs. No trânsito, a ação deles é diuturna, estendendo-se a temas gerais. Em casos distintos, atuam simultaneamente em duas estações.
_______
FIXO NO ESTÚDIO
Matéria prima no campo da prestação de serviços no rádio moderno, ocorrências do trânsito não conta com o trabalho de um repórter em todos os prefixos. As chamadas emissoras públicas e as de menor investimento utilizam o apresentador para a tarefa. Sem sair do estúdio, basta-lhe os monitores da CET.
_______
R a r e f e i t a s
/o Crise à parte, FM que privilegia a função do repórter no Rio é a Roquette Pinto, equivocadamente anunciada como 94,1 – sua freqüência. Incrível desrespeito à memória do homem que fundou o rádio.

/o Não sendo uma emissora especializada (faz mistura de musical com jornalismo), a Roquette iguala-se à Tupi em números de repórteres.
Nesta, predominam programas de variedades.
.
/o A MEC AM, uma rádio da EBC não dispõe de equipe própria para seus noticiários. Trabalha como dependente da Nacional. Já a CBN, operava como abastecedora da Globo nos últimos dois anos.

/o Muito bom o desempenho dos repórteres de rádio na cobertura do seqüestro do ônibus de São Gonçalo na Ponte Rio-Niterói. Lamentável, porém,o modo de o governador comemorar o desfecho do episódio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário