Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 17 de agosto de 2019

Rádiomania, o Livro/77 (Parte II)

ELES FIZERAM HISTÓRIA
Paranaense da capital, onde muito jovem iniciara carreira, HAROLDO DE ANDRADE (1934-2008) resolvera conhecer o Rio. No começo dos anos 50, depois de uma experiência na Rádio Nacional ingressara na Mauá, ‘a emissora do trabalhador’. Com o Musifone,(‘sua preferência musical pelo telefone’),ele daria passos decisivos para consolidar-se entre os profissionais de projeção na radiofonia do país. Tal viria acontecer a partir de sua mudança para a Globo em 1960, com o programa Alvorada Carioca, em parceria com Roberto Muniz.

.o. O maior cartaz da época na emissora dos Marinho era o Luiz de Carvalho. Uma proposta da Tupi tirou-o de lá. HAROLDO passaria, então, a ocupar o horário (de 9h ao meio-dia). Foram 42 anos. Ele foi, na melhor acepção da palavra, um formador de opinião. Debates Populares e a Pesquisa do Dia, suas criações, ganharam inúmeros seguidores que militam no ramo..

.o. A crônica de Hélio Thys, abertura do programa, um trunfo para cativar o público. Nos impedimentos deste, Áureo Ameno, um dos produtores, se encarregava da missão. Em 1982 um desentendimento que tivera com o patrão Roberto Marinho (tratava-o de ‘Doutor Roberto’), obrigou HAROLDO trocar a Globo pela Bandeirantes. O afastamento não duraria mais que quatro meses. Retomara seu lugar que ficara com o Roberto Figueiredo.

.o. Em 2002, o diretor regional do Sistema Globo, Marcos Libretti, decidira colocar em prática uma nova orientação na empresa. Consistia nos programas em rede, e provocaria a saída de HAROLDO DE ANDRADE, contrário a ideia. Desligaram-no em 12 de julho, uma sexta-feira, sem direito a despedir-se de uma plateia fiel. Líder durante 35 anos, seu programa registrava 400 mil ouvintes por minuto.

.o. Valendo-se de economias, HAROLDO investira numa rádio própria. A emissora, que levaria o seu nome (AM 1060), foi inaugurada em 7 de novembro de 2005. Nela, que resistiria apenas dois anos e meio, trabalhavam alguns de seus amigos, também dispensados da rádio da Glória. Após a morte dele, em 1° de março de 2008, a concessão acabaria sendo negociada com os mentores da Canção Nova, uma entidade religiosa sediada em São Paulo.
_______
M E M Ó R I A
.o. Principal referência da 98 FM na década de 90, Heleno Rotai era dono da maior audiência no segmento apresentando o Alô, Alô Rio, das 9h às 13h. Aterrissara na emissora da Rua do Russel quando ela ainda se chamava Eldopop. Em maio de 1998 transferia-se para a Tupi (e depois Nativa) onde, na estreia, declarava-se estar de amor novo e, por isso, muito feliz. Rotai, natural de Friburgo iniciou na rádio local, a Caledônia.
_______
Nas Ondas
/o Há muito que se ouve nas adulto-contemporâneo, com raras exceções, a mesmice do pop nacional e internacional. Não tem a citação dos autores. Samba perdeu espaço.

/o Quinze dias depois de mudar sua grade, arquivando a apelidada de ‘nova’, a Globo está (imagine só) tocando samba. Daqueles românticos, fato comum na FM O Dia e na Mania.

/o Então, foi bom pra você? Mais que isso, poderiam responder Fernando Ceylão e Carol Barreto, condutores recentes de Hora do Blush, das 17h às 19h na SulAmérica Paradiso.

/o O comunicador Antônio Carlos está voltando das férias na Tupi nesta segunda-feira (19). Cristiano Santos, coringa oficial que o substituiu, reassume seu programa noturno.

/o Zé Costa (e Patrícia Cunha) são os apresentadores de Nova Manhã, na NovaBrasil (89,5), das 6h às 7h. Bastante rodado, ele já foi locutor de chamadas de várias emissoras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário