Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Uma resistência vencida

Mistura de personagens das escolas de samba e suas músicas com sucessos do carnaval de antigamente, o “Comando geral”, programação da Globo, já superou a idade da mulher balzaquiana*. Em sua recente edição, teve entre outros méritos, vencer a resistência de um de seus contratados. Nada mais nada menos que o comunicador Roberto Canázio, que participara desse tipo de festejos pela última vez em 2000, ainda na Manchete, onde permaneceu por duas décadas. Canázio passou pela Roquete e Tupi, ingressando na Globo em dezembro de 2006.
Criado por Mário Luiz, um dos grandes nomes em toda a história do rádio, o “Comando geral” sofreu em sua existência diversas modificações. No início, cada apresentador cumpria jornada de seis horas em estúdio, com a abertura dos trabalhos no entardecer das sextas-feiras. Numa de suas passagens pela emissora, Francisco Carioca se tornaria recordista em permanência no ar durante um desses especiais, ficando “preso”12 horas consecutivas. O bordão “Aqui, Francisco Carioca; aí, você que é mais importante”, ecoou também nas ondas de outros prefixos.
Na passarela da avenida Presidente Vargas, que antecedera à da Marquês de Sapucaí, a cobertura dos desfiles era longa e cansativa, com as 14 escolas se apresentando numa só etapa, estendendo-se de domingo ao amanhecer de segunda-feira. Os especiais da Globo e de outras emissoras, realizavam-se de forma ininterrupta, pois, a Federação do Rio não promovia partidas de futebol no período de Momo. Cancelada nas últimas décadas, a medida diminuiria o espaço reservado para o carnaval, em atendimento ao dos jogos do campeonato carioca.
* (Cantada no carnaval de 1950, a marchinha foi um “estouro” na carreira de Jorge Goulart, presença constante nos programas de auditório da Nacional. Os autores Antônio Nássara e Wilson Batista proclamavam a mulher preferida pelo escritor Honoré de Balzac, assim: “Não quero broto/Não, não quero não/Não sou garoto/Pra viver de ilusão/Sete dias na semana/Eu preciso ver/Minha balzaquiana”(Bis).“O francês sabe escolher/Por isso ele não quer/Qualquer mulher/Papai Balzac já dizia/Paris inteiro repetia/Balzac atirou na pinta/Mulher só depois dos trinta”.)
A cobertura da Globo no novo Sambódromo foi comandada por Alexandre Ferreira e Robson Aldir; a da Tupi, por Luiz Ribeiro e Eugênio Leal; da Manchete, David Rangel e Jorge Bacarin. Destacaram-se nas rádios respectivas, os comentaristas Jorge Luiz, Fábio Tabak e Sérgio Professor, os repórteres Leonardo Monteiro, Valéria Chagas e Elisângela Salarolli; Marcos Frederico, Fred Soares e Camila Esteves; e Juninho Ti-ti-ti. Na rede Nacional-MEC (comando Marcos Gomes e Xico Teixeira), a categoria de um Adelzon Alves, Rubem Confette, Dalila Vilanova e Dáurea Gramático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário