Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Rádiomania, o Livro/36

O BASQUETE E A MÚSICA
“Ídolos de Todos os Tempos” foi um programa que se consagrou na Rádio Tupi. Era apresentado aos domingos, de manhã. Odair Marsano, que atuou no rádio-teatro, e Antônio Carlos, destacaram-se entre os apresentadores. Numa das audições, em novembro de 1984, Odair entrevistava Simone, que decidira trocar o basquete e a educação física pela música. Na ocasião, a cantora comemorava onze anos de carreira.

A artista lembrava fatos de sua vida profissional e, discorria sobre sua origem pobre em Brotas, um lugarejo de Salvador, Bahia. Sétima filha de um grupo de nove irmãos foi a única que não aprendera a tocar um instrumento. Enquanto os demais estudaram música, ela ficara no ‘de ouvido’, não indo além dos acordes simples no violão. Sua mãe Letícia era pianista e volinista. Oto, o pai, cantava no coro da igreja.

Eloir Barantin, professora de música que conhecera Simone em São Caetano, São Paulo, para onde a família da artista havia se mudado, apresentou-a ao gerente da gravadora Odeon, Moacir Machado. Simone ingressou na carreira de forma meteórica, pois, aprovada num teste, teve imediata oportunidade de gravar seu primeiro elepê.

Após o lançamento do disco, empreendera uma viagem aos Estados Unidos e Europa. Participou de espetáculos no Madison Square Garden, em Nova York e no Oimpia, em Paris, integrando uma caravana de artistas brasileiros comandada por Hermínio Bello de Carvalho, homem de rádio, produtor de disco, de televisão, e poeta.

MEMÓRIA—2009
No período de abril a julho, em edições semanais, a Rádio Cultura do Brasil fazia desfilar depoimentos sobre as histórias de músicas contemporâneas do país. Com o nome “As Canções Nascem Assim”, recordava gravações dos principais intérpretes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário