Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 6 de março de 2018

Rádiomania, o Livro/37

A MULTIFACE DE RILDO HORA
Compositor, músico e produtor de discos, Rildo Hora vencera um concurso de gaita no “Programa Paulo Gracindo”, na Rádio Nacional. E ele, no entanto, começara a se interessar por outro instrumento – o violão – nos anos 60, impressionado com o desempenho de João Gilberto em “Chega de Saudade”, faixa do elepê “Canção do Amor Demais”, com Elizeth Cardoso, que assinalava o surgimento da bossa nova.

O convívio com artistas e músicos da Nacional lhe proporcionaria os melhores resultados na sua vida profissional. De bastante importância, sobretudo, sua aproximação com o maestro Guerra Peixe, considerada como uma figura de maior destaque nesse período. Foi Guerra que ensinou a Rildo os segredos da teoria musical, solfejo e harmonia. Sem nada lhe cobrar, pois apostava no talento de seu aluno.

Também tornado arranjador, Rildo produziria por muitos anos os discos de Martinho da Vila, que viria a ser um dos seus parceiros, atividade que desenvolveria com os principais astros do samba – Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, Nei Lopes etc.

Cultor de Toot Steeleman, considerado o mais importante gaitista do mundo Rildo se dizia, porém, influenciado por Leo Diamond, outro ás, e igualmente aquele, americano de renome. A expressão máxima do Brasil no instrumento, para ele, foi Edu da Gaita/Eduardo Nadruz (1916-1982). Depois dele, no país, Maurício Einhorn.

Rildo, casado com uma cantora, tem dois filhos que trilharam os caminhos da música. Numa entrevista a Luiz Carlos Saroldi (1931-2010) na JB AM nos anos 80, afirmava: “A música brasileira perdeu suas verdadeiras características”. Ele teria mais motivo para tal definição alguns anos depois, quando as rádios preenchiam suas programações com o repertório de um Raça Negra, Só pra Contrariar e semelhantes.

MEMÓRIA—2009
Em junho, as rádios unificavam suas programações no AM e FM. A Nativa, que operava nos 96,5 (da Tupi) mudava-se no mês para os 103,7 (da Antena 1). Encerraria suas atividades em novembro de 2015. O dono da Antena retomava a frequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário