Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Ouvindo as ondas

‘PAPO’ COM A GOVERNANTA
D. Marinete, a governanta lá de casa parou de ouvir a Globo depois que as modificações feitas no ano recém-findo radicalizaram sua programação, desfigurando o perfil da emissora. Sintonizava a rádio desde o tempo que por ali passaram o Paulo Giovanni, Waldir Vieira (1944-1985), Roberto Figueiredo, Haroldo de Andrade (1934-2008), Carlos Bianchini e outros bambas. Eles ‘amavam o ofício’ -- queira desculpar a expressão, argumenta a veneranda.

... VERÃO LEVOU
o. Até o verão anterior não perdia pregação do padre Marcelo no “Momento de Fé”, as entrevistas e debates conduzidos pelo Canázio no “Manhã...” Eram o bastante -- nos confidenciou – para ‘arejar a mente’, ilustrar-se, informar-se.

TORCENDO NARIZ
o. A D. Marinete torce o nariz para esse batismo de “Nova Globo”. Nas vezes que se aproxima do rádio em que conferimos algum programa, deixa escapar um muxoxo: “Que coisa mais sem graça, isso...” Logo se afasta, resmungando.

MUDAR, O JEITO
o. Ela seguiu à multidão que migrou para a Tupi. Ouve o Clóvis e o Francisco Barbosa, troca para uma de musica, ao anunciarem a 'Isa' Benito. Acha incoerente a rádio dar espaço tão pequeno para o segundo nos dias comuns.

NEM NA SOMBRA
o. Saiu do sério outro dia, porque o programa do Barbosa não havia começado, e um internauta comparou a Benito com a Cidinha Campos. ‘Nem na sombra. Não se parece mesmo!’ Pena que Cidinha tenha resolvido optar pela política.

UMA BIG SELEÇÃO
o. “Nenhuma rádio do Rio tem seleção melhor que a MEC AM -- ‘a casa da música brasileira’. Se você ainda não constatou, pois, só se liga nas FMs, deve fazê-lo. Em nome do bom gosto, senso de amor próprio e, personalidade.

REPETECO ABC
o. “JB, Antena 1, e SulAmérica Paradiso, destinadas ao público classe A cometem ‘derrapagens’. Ao longo dos últimos anos (uns trinta) repetem diuturnamente temas que soam, aos ouvintes, como as preferências dos programadores.

DOCE MISTÉRIO
o. “Com a indústria do disco em crise, pressupõem-se que o ‘jabá’ acabou. Como faturam emissoras que não promovem shows de artistas, mas privilegiam os hits internacionais o tempo todo,mantendo, ainda, intervalos sem comerciais?

'VAMOS FUGIR?'
o. É a D. Marinete que nos ‘azucrina’ com esses comentários e indagações. Incomodada com as repetitivas FMs musicais, 'vê' uma saída nas exclusivas de notícias. Coisas do trânsito não lhe interessa. De Brasília e São Paulo, menos.

_______
HORAFINAL.COM
“Kizomba, Festa da Raça”, “Casa de Bamba”, “Menina Moça” e inúmeros sucessos de Martinho da Vila fazem parte de ampla coleção de discos de D. Marinete. São CDs, um modelo ultrapassado. Nossa governanta pouco se importa que a chamem de ‘coroa’. O que a impressionou foi Martinho declarar a um jornal paulista no dia que celebrava 80 anos, que não grava mais, porque não vende. Ela se decepcionou com o nono lugar da Vila Isabel no desfile da Sapucaí.





Nenhum comentário:

Postar um comentário