Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O comando nos carnavais

No ar nesses dias de carnaval pelas ondas da Rádio Globo, o “Comando geral” foi uma idéia do Mário Luiz (1925/2009), que muito contribuiu com o crescimento e modernização da emissora. Na era dos chamados disc-jockeys, Mário Luiz apresentava, entre outras atrações, a “Pré-parada musical”. Chefiou o departamento de locutores, foi diretor de programação e, diretor-geral. Ele criou o “Comando” nos anos 60, para enfrentar a Continental, que predominava no período movimentando sua portentosa equipe de repórteres, onde brilhavam um Affonso Soares, Ary Vizeu, Hélio Lopes, Dalvan Lima, Perez Júnior, Paulo Carinje etc.
A Nacional também investia nas coberturas de carnaval. Pela qualidade dos profissionais reunidos, denominaram-na “a verdadeira escola do samba” que, superada uma fase de turbulência, conseguiria sobreviver. Ao longo dos anos, destacaram-se um Juvenal Portela, Hiram Araújo, Tárcio Santos e José Carlos Cataldi, além do Mário Silva e Rubem Confette, até hoje em atividades. A Tupi, que na última década se rivaliza com a Globo em tudo, passou a dar mais espaço aos festejos de Momo em 1997. Naquele ano, pôs em prática uma programação similar à de sua concorrente – o “Carnaval total” -- então coordenada pelo Antônio Lemos.
Hoje, no lugar daquele originário da Globo (formava um trio respeitával com Áureo Ameno e João Vita), a liderança está a cargo do Eugênio Leal, compositor de sambas-enredos e componente da equipe de esportes da emissora. Somando-se aos comunicadores e repórteres, a Tupi mantém um quadro cativo de colaboradores para essas ocasiões. Quando reapareceu no dial em 2007, depois de um processo pré-falimentar, a Manchete adotou o lema de “carnaval o ano inteiro”. Sua principal referência é o programa diário “Vai dar samba” do Miro Ribeiro, um estudioso. O trêfego Juninho Ti-ti-ti é a figura de proa na equipe.

/o/ E, o Jota Santiago, hein? Ganhou seguidores na "outra". Primeiro o Edson Mauro, depois o Fernando Bonan. Os dois adotaram o bordão popularizado por ele: “...aumente o volume do seu rádio!”
/o/ Francisco Ayello, que foi repórter e âncora da equipe esportiva da Globo, está de volta à empresa. É o novo comentarista da CBN, função que vinha exercendo na Rádio Brasil AM há cerca seis anos.
/o/ O gênero debate esportivo tem mais um concorrente no rádio. Trata-se de “Pop bola”, na MPB FM com Fábio Azevedo (ex-Tupi, ex-Globo). A apresentação é de segunda a sexta, às 8 horas da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário