Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Rádiomania, o Livro/51

SABIÁ FORA DO TOM
Dois programas semanais e um diário faziam parte do pacote de renovações da Nacional no começo de 1993. “Onde Canta o Sabiá”, sob o comando de Gerdal dos Santos, se constituía naquele em que a direção mais apostava. Além do decano contratado da casa, “Onde canta...”, às 8h das manhãs de domingos, reunia o recém-chegado Luiz Carlos Saroldi (1931-2010), que assumira a gerência de programação e, se encarregava em produzir a novidade atuando, ainda, como apresentador do quadro “Alguém Muito Especial”. Outra novidade para o mesmo dia, era o “Arte de Ouvir”, a partir das 11h, com o crítico Artur da Távola (1936-2008).

“Caderno de Notas”, terceiro programa do pacote, misto de agenda cultural e jornalismo, era ancorado pelo próprio Saroldi, doublé de apresentador e novo executivo. Entrava no horário das 5h da tarde, estreando em 16 de agosto, no lugar do “Segundo Caderno”, que tinha apresentação do José Messias (1929-2015). Num gesto de saudosismo, a nova direção da emissora restabelecera um horário de novelas, colocada no espaço do “Rio de Toda Gente”, antecipado para às 2h.

Originário da Jornal do Brasil onde consolidara sua carreira, Saroldi estava afastado do rádio há dois anos, quando recebera proposta para trabalhar na velha estação da Praça Mauá. Ficaria ali por pouco tempo. Em novembro daquele ano já se desligara. No “Onde Canta o Sabiá” as entrevistas que fizera eram reprisadas e, o “Caderno de Notas” passava ao comando de Cirilo Reis. As ideias dele não vingaram no ultrapassado esquema da Nacional, que vinha funcionando com engrenagens emperradas. O criador de “Arte-final, Variedades” e “Especial JB” se mudaria para a Rádio MEC, nela aparecendo no limiar de 1994.

MEMÓRIA-2012
Em janeiro, num programa dominical pela manhã na Tupi, Jimi Raw entrevistava Luiz Penido. O narrador, 40 anos de carreira, fazia um balanço do futebol no Brasil e exterior.

Conversa bastante proveitosa do compositor, cantor e músico Danilo Caymmi com o jovem comunicador Rafael de França. Também em janeiro, fim de tarde na Rádio Manchete.

Depois de dois anos, Gilson Ricardo, do esporte, voltava a comandar um programa de variedades na Globo. Assumia, acredite, o “Vale Tudo”, durante as férias do Tino Júnior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário