Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Direto das Ondas

A VERBALIZAÇÃO DO CACOETE
Curioso (e, talvez até estranho). A expressão ‘de qualquer maneira’ é uma das que mais fazem parte do repertório dos locutores esportivos em atividades nas emissoras cariocas. (Agravante). Alguns dos auxiliares deles, incrivelmente, navegam ‘na maré’.

Você que nos segue sabe quantas estações cobrem o futebol na outrora Cidade Maravilhosa, e quantos profissionais transmitem jogos, numa proporção de três a seis por semana? Contando-se com uma vinculada, são nada menos que cinco rádios FMs e duas AMs.

Pois, é. O ‘de qualquer maneira’, de hoje, bate fácil ao ‘nesta altura dos acontecimentos’, de ontem – ou seja – um termo já faz tempo deixado no ‘escaninho’ do esquecimento. Assim como o ‘é isso aí’, agregado ao anúncio de tradicional refrigerante.

‘Coisa de maluco’ – outra de que os bravos narradores (e repórteres), aposentaram para bem do idioma. E, quando transmitindo fora da sede, sonoramente dizer: ‘Falamos desde...’ É para profissionais antenados o expressar-se com a linguagem do povo.
_______
MIRANDO NOS JOVENS
Bruno Cantarelli, da última safra de novatos, estreou quarta-feira (22) na BandNews, jogo do Flamengo e Vasco pelo Campeonato Carioca. Outras estreias na equipe liderada por Edilson Silva foram Carla Matera (recentemente integrada à 94 FM) e o Rui Fernando, que estava há bastante tempo prestando serviços a Rádio Nacional.

Companheiro do Cantarelli, outro Bruno (o Azevedo) foi requisitado pouco depois pelo ‘capitão’ Edilson, sendo os dois provenientes da Transamérica , que parou com o futebol. Pergunta que não quer silenciar: e o que foi feito do Evaldo José (narrador), Antônio Carlos Duarte (repórter e comentarista) e, do versátil Felipe Santos?
_______
NOVE EM CADA DEZ
Diferentemente do ‘este programa começa agora’, a expressão ‘de qualquer maneira’, tão repetida por locutores esportivos (nove em dez, acreditamos), há muito se tornou um cacoete verbal. Não é, todavia, uma particularidade deles. Tem apresentadores que diuturnamente se utilizam do recurso, pontificando o polêmico Roberto Canázio.

Quase empatando com este, há o desempenho de um Antônio Carlos, seguido pelo William Travassos. E, paralelamente ao ‘de qualquer maneira’, eles (talvez sem perceberem – a fala no veículo exige rapidez –) ‘tropeçam’ num outro termo dito inevitavelmente tão logo o repórter complete sua participação: ‘Obrigado pelas informações’.
_______
R a r e f e i t a s
/o Parceiro do Luiz Carlos Silva no comando do esporte da 94 FM (Roquete Pinto), Ricardo Mazzella não abriu mão da Nacional, onde é o segundo narrador.

/o Não só a Carla Matera se desligou da emissora estatal optando pelo futebol da BandNews. Alguém saberia nos dizer qual o destino do Cassiano Carvalho?

/o ‘Os campeonatos estaduais são bons, péssimo é o calendário’. Publicado pelo colunista e comentarista Washington Rodrigues, que encurtou suas férias.
_______
OndaFinal.Com
Jota Santiago trocou a Super Rádio Tupi pela BandNews. A emissora está anunciando sua estreia para segunda-feira (3) no jogo do Flamengo e Resende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário