Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 3 de abril de 2021

 

Nas Ondas do Rádio

REMINISCÊNCIAS (Parte II, 11)

Na frequência em que alguns anos o público sintonizava a Rádio Globo AM funcionava até julho de 1965 a Mayrink Veiga – fechada pelo governo Castello Branco. Os 1220 Khz foram transferidos graças ao bom relacionamento que o empresário Roberto Marinho mantinha com os donos do poder. A Globo originalmente ocupava os 1180 Khz, que passariam a ser então utilizados pela Eldorado, nova aquisição do grupo.

_______

A Mayrink foi uma grande adversária da Nacional. Esta, inaugurada em 1936, mudaria o panorama do rádio no país, com seus musicais, humorismo, novelas e, principalmente programas de auditório. Comparado ao da Nacional, no vigésimo segundo do Edifício À Noite, o auditório da Mayrink Veiga era modesto, instalado no térreo de um prédio da rua que lhe emprestava o nome, próximo da Praça Mauá.

 

César Ladeira, Luiz Jatobá, Cid Moreira e Carlos Henrique figuravam entre os locutores  contratados. Conhecido como Stanislaw Ponte Preta (era cronista do jornal Última Hora), Sérgio Porto integrava o quadro de apresentadores. A linha de shows, em horário noturno, era composta de programas populares de muita qualidade.

_______

Destaques para a Cidade se Diverte e Vai da Valsa, de Haroldo Barbosa, Regra de Três, de Antônio Maria, e Esse Norte é de Morte, de Francisco Anísio – o Chico ele só adotaria a partir do seu ingresso na televisão, o que ocorreu através do canal 13, TV Rio, que tiraria muita gente do rádio. No Esse Norte... Anísio tinha um quadro onde retratava um irônico professor (o Raimundo), que seria o início da longeva escolinha anos depois na Rede Globo – mais tarde reprisada no canal Viva.

 

Ladeira foi um criador de slogans, batizando Carmem Miranda de A Pequena Notável, Araci de Almeida, de O Samba em Pessoa, Sílvio Caldas, de O Seresteiro do Brasil, Carlos Galhardo, de o Cantor que Dispensa Adjetivos, e outros. Carmem era sua maior pupila, e ele a acompanharia em sua ida aos Estados Unidos, reportando para os jornais cariocas, nos primeiros meses, a movimentação da artista.

_______

Ondulantes.Com

/o  Depois de quase 20 anos no Sistema Globo de Rádio, Fabíola Cidral mudou-se da CBN, despedindo-se na quarta-feira (31). Foi trabalhar no portal UOL, ficando em seu lugar Debora Freitas, que estava na CNN Internacional.

 

/o  De novidades a Roquette Pinto (94,1) está cheia. Mais uma  lançada no começo desta semana, --  Giro RJ, com apresentação de Gabriela Hilário. É um noticioso às 8h das manhãs, reduzindo o espaço do Primeira  Página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário