Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Chico Anysio, o multimídia

Ao vencer um concurso na Rádio Guanabara e classificar-se em segundo lugar em outro, Chico Anysio se tornaria na sua trajetória, o que nos tempos modernos se chama de multimídia. Logo no começo, radioator, locutor, redator e comentarista esportivo. A exemplo de outras emissoras, a Rádio Globo prestou-lhe homenagem póstuma, num especial às 8h da noite de sexta-feira. Produzido por Marcelo Bruzzi, Valéria Chagas e Regiane Souza, apresentado pelos dois primeiros historiou, com depoimentos e pesquisa, as facetas do artista.
Algumas coisas, o especial não revelou por conveniência. Sabe-se que a “Escolinha do professor Raimundo” era um quadro no “Esse norte é de morte”, na Mayrink Veiga, narrado por nada menos que Cid Moreira --, colega do comediante na TV Rio – produção de Roberto Silveira. Antes de criar seus personagens, Chico Anysio atuou em diversos programas. Entre eles, o “Vai da valsa”, do Haroldo Barbosa; “Regra de três”, do Antônio Maria; e “Miss Campeonato”, do Sérgio Porto, estrelado pela vedete Rose Rondelli , sua segunda mulher.
Muitos anos depois das experiências na função de comentarista esportivo, que exercera inclusive na televisão, Chico Anysio voltaria ao rádio. Foi em 1990 na Tupi com o Luiz Penido, antes do seu envolvimento com a ministra Zélia Cardoso de Mello. Da equipe também participava o Fernando Calazans. Ao lado daquele narrador, atuaria como principal comentarista na Rádio Nacional, em 1993/94. Chico já tinha feito, em anos remotos, uma temporada na emissora. Participava da “Lira do Xopotó”, do produtor e animador Paulo Roberto.
Na Mayrink, anunciado então como Francisco Anysio – o Chico ele adotaria ao migrar para a televisão --, trabalhavam Nanci Vanderley (primeira mulher dele), Matinhos, Zé Trindade, Estelita Bell, Altivo Diniz, Ema e Válter D’Avila, e Macedo Neto (que foi casado com a cantora e compositora Dolores Duran, intérprete do “Fia de Chico Brito”, terceira música de Anysio por ela gravada). Também eram contratados da rádio, os locutores Luiz Jatobá e Carlos Henrique --“duvidamos que alguém venda mais barato” --, dos comerciais Sendas na TV.
A freqüência dos 1220, que pertencera à Mayrink, é ocupada há alguns anos pela Globo, ouvida anteriormente em 1180. Nela, durante certo período, funcionaria a Eldorado e, hoje a Mundial, de uma igreja evangélica homônima, que negociou a concessão. A Guanabara, onde Chico Anysio iniciou carreira, como o fizeram outros profissionais – Fernanda Montenegro, Sílvio Santos e Maurício Scherman -- incorporada no final dos anos 80 à Bandeirantes de São Paulo, virou Band-Rio. Decadente, sobrevive de horários alugados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário