Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Esse nosso amor antigo (l)

CRISES E COINCIDÊNCIAS
.o. Tupi e Nacional têm duas coisas em comum – o mês de inauguração e o tempo de existência -- 80 anos. A primeira comemorou a data redonda num dia 25 de 2015. A outra o fará pouco antes da próxima primavera, num dia 12, quando setembro vier.

.o. Uma das líderes de audiência na última década, nesse imenso quintal que é o Rio, a Tupi limitou-se a celebração de missa na Catedral Metropolitana pelo evento. Nenhum programa de impacto lançou e, nos trâmites normais, zero em contratação.

.o. O ‘presente’ (talvez coisa de grego), chegaria antecipado -- novos estúdios em São Cristovão. Segundo sites especializados, a rádio atravessa sério problema de caixa, resíduos dos Diários Associados, condomínio sob o controle dos herdeiros de Assis Chateaubriand –, dono de um império de comunicação em épocas remotas.

DIFÍCIL LEVANTAR
.o. Quanto a Nacional, que só perdeu público após o governo militar, nunca mais se erguera, embora tenha realizado em 2004, uma revitalização no prédio da Praça Mauá, sucateado pelos gestores que nada entendiam do ramo. Radiobras transformou-se em EBC, única mudança num veículo que a política descaracterizou.

.o. O sempre espontâneo Gerdal dos Santos, 87 de idade, afirmava no “Onde canta o sabiá”, sábado (2), que os festejos dos 80 anos da Nacional já foram iniciados. Não detalhou o que a empresa reserva para os simpatizantes. Os executivos teriam, desta vez, algum ‘coelho nas cartolas’?...Venerandos sintonizadores até pagariam por isso.

UMA CANOA FURADA
.o. Três anos e três meses depois de lançada , no Rio, a Bradesco Esportes, literalmente naufragou. A rádio, idealizada pelo Grupo Bandeirantes, sediado em São Paulo, foi entregue ao narrador José Carlos Araújo, constituindo-se numa proposta nova no meio, algo parecido com a velha Continental, anos 60/70 – ‘cem por cento esportiva e informativa’ – de Clóvis Filho, Avelino Dias, Carlos Pallut, Paulo Carinje etc.

.o. Garotinho, em litígio com a Globo, aceitara o desafio, reunindo veteranos e jovens profissionais. Era 2012, setembro, por coincidência, semana final do mês. O ‘enlevo’, porém, durou pouco mais de um ano. Foi para a Transamérica, levando parte da equipe. Ele assumia naquela, Edilson Silva (e seguidores) na Bradesco. Também curta a permanência lá. No começo de 2015, através de sua agência, é contratado pela Tupi, com os amigos e aliados Gerson Canhotinha e Gilson Ricardo.

.o. A Bradesco Esportes, que chegou a contar com cerca de vinte componentes, virou núcleo no Rio. Preservaram os seus empregos, o Cadu Magri e o Mauro Santana, apoiados por esperançosos estagiários. Na bolsa de apostas de alguns observadores, a rádio resistiria até as Olimpíadas. Eles erraram de ‘verde e amarelo’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário