Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Esse nosso amor antigo (z)

O RITO DO MEXE, REMEXE
Líder há duas décadas, a Tupi está ruim de finanças. Não recebe do governo estadual, cliente desde a era do Brizola. Dívidas com o condomínio dos Associados, aumentaram. O mexe e remexe, porém, é da ‘outra’. Mudou mais uma vez. Agora, a estrutura do esporte.

.o. Na luta para reverter os índices de audiência no futebol, um novo recurso foi lançado pelo SGR no Rio. Trata-se da fusão da emissora matriz com a CBN, unindo o FM de uma com o AM de outra em jogos distintos. Estreou no sábado (14), abertura do Brasileirão.

.o. Pela FM da Globo (98,1) e o AM da CBN (860), transmissão do jogo do Flamengo 1, Sport 0, no Estádio da Cidadania, em Volta Redonda. A partida entre o Vasco 4 e Sampaio Corrêa 0, no Castelão, em São Luís, descrita pelo FM da CBN (92,5) e o AM da Globo (1220).

.o. No embate do Flamengo, narração de Luiz Penido, comentários de Eraldo Leite e Álvaro Oliveira Filho, reportagens de Cláudio Perrout. O jogo do Vasco, narrado por Edson Mauro, comentaristas Dé Aranha e Carlos Eduardo Éboli, o repórter Marcos Vasconcellos.
_______
VOCÊ NUNCA VIU(...)
.o. O “Central da bola”, que informa o andamento dos jogos na batizada ‘Seleção da Rádio Globo-CBN’, também fecha as jornadas. Felippe Cardoso conduz os debates com os comentaristas em todas as faixas, enaltecendo que ‘Você nunca viu tanto craque junto’.

.o. Tal esquema com a mesma frase, no entanto, foi experimentado a partir de maio de 2009, quando a Globo só operava em AM. Era em três freqüências, e se desfez ao término do Mundial de 2010, sem seqüelas. Desta vez, o desemprego de oito profissionais.

.o. Juntamente com os sete que receberam bilhete azul em abril, dava para formar o quadro de outra rádio. Como se vive em tempos de crise, longe de isso ocorrer. A Globo e a Tupi, na atual conjuntura, estão parecendo lojas comerciais em liquidação.
_______
MEMÓRIA VIVA
.o. Em tempos remotos, a Guanabara reunia luminares do esporte. Do encontro participavam Oduvaldo Cozzi, Doalcei Camargo, Jorge Curi, Dolar Tanus, Sérgio Paiva e Paulo César Tenius e, ainda, Edson Leite e Fernando Solera, da Bandeirantes, de São Paulo. O embrião dos programas de debates do gênero.

.o. Cozzi havia deixado a Mayrink, Doalcei a Globo e Curi a Nacional (reintegrando-se a ela logo depois). Dolar, cria da Guanabara, foi ‘escada’ do Washington Rodrigues num programa de basquete – “Beque parado”. Sérgio também atuou na Tupi e Continental, Tenius, naquela e Nacional. (Quantos craques juntos, hein Felippe?)

.o. A CBN,que surgira em 1991 no lugar da Eldorado (1180 AM), logo funcionaria também no FM. Antes, a pioneira no all news era sintonizada em duas faixas, a original da Eldorado e os 860 da Mundial, que fora extinta. Esse tipo de operação data dos anos 80, com as dobradinhas Globo/Eldorado e Nacional/Ipanema, antiga Mauá.
_______
.o. Cauby Peixoto (1931-2016), um ídolo da fase de ouro do rádio, causava alvoroço nos programas de auditório da Nacional, não só por sua voz privilegiada, mas, pelas armações do empresário Di Veras, autor de algumas músicas que ele interpretava. “Blue gardênia”, do repertório de Nat King Cole, gravada em 1954, foi seu primeiro sucesso.

.o. “Conceição”, o maior na carreira do cantor niteroiense, veio a público em 1956 com lançamento em primeira mão na Tamoio (do slogan ‘música, exclusivamente música’). No “Disco na vitrine”, do Jair Amorim, letra dele, e melodia de Dunga. Parceiro de grandes compositores, Jair foi poeta, locutor e um dos ‘bacharéis’ da saudosa emissora.
_______
...O INTERVALO
.o. Nos domingos em que houver partidas do Brasileirão às 11h das manhãs, o “Farofa da Globo” não será apresentado. O ‘prato’ dos participantes do “Jogo das famílias” ficará vazio. Parece-nos, pelo andar do metrô (carruagem só em filmes), que mais um profissional está em processo de ‘fritura’.

.o. O David Rangel – quem sintoniza a rádio bem sabe --, perdeu recentemente o horário vespertino. No posto dele, abrangendo o espaço que o antecedia, foi escalada uma dupla de jovens, que pilota programa típico das FMs dos anos 70, priorizando números musicais. E, o que sobrou pro David -- seus tipos, e a divertida 'Lili Rodoviária'? Apenas os fins de semana.
_______
S I N T O N I A
.o. Até os caseiros dos sítios por aí não ignoram que o país precisa de reforma política, reforma da Previdência... O rádio, principalmente o esportivo, precisa de reinvenção. Isso fica patente quando se gira o dial na busca de novidades.
.o. Títulos do ramo: “No mundo da bola”, “Enquanto a bola não rola”, “Bola em jogo”, “Rolando a bola”, “Show de bola”, “Bate bola”, “Galera da bola”... Na hora do almoço, tinha o “Comendo a bola”. Deve ter acabado por indigestão.
.o. E, os programas com a palavra ‘show'? Existem desde ‘priscas eras’. Uma velha (e felpuda) raposa entende que ‘é assim que a banda toca’. Já se ouvia o som antes de o Chico Buarque compor a marcha ‘estava à toa na vida’...

Nenhum comentário:

Postar um comentário