Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Rádiomania, o Livro/64

DO CORETO, REMINISCÊNCIAS
Os bons, ótimos ou excelentes profissionais do rádio são, no meio, chamados de ‘feras’. Na ‘selva’ em que se transformou o veículo nos últimos anos, um deles, sem dúvida, foi o Zair Cançado, venerando defensor das bandinhas de música, uma tradição nas cidades interioranas. Aos domingos, ali pelo meio-dia, ele apresentava na década passada o “Vamos Ouvir a Banda”, na Bandeirantes-Rio (1340 AM).
Um programa dedicado às pessoas da Velha Guarda, que as modernas também podiam apreciar, notadamente nos recantos dos estados do RJ e MG. Um modo bastante saudável de se preservar os valores culturais de sua terra.

_______
“O Mundo Não Vale o Meu Lar” era o nome de um programa da Rádio Mayrink Veiga, conduzido por Sagramor de Scuvero. Radialista e escritora, ela foi casada com o compositor, redator de comerciais e jinglista Miguel Gustavo, seu colega na tradicional emissora.
Miguel abasteceu, com músicas curiosas, o repertório de Jorge Veiga e Moreira da Silva. O “Pra Frente,Brasil” de exaltação à Seleção no Mundial de 70 no México, onde a ‘canarinho’ conquistaria o ‘Tri’, é de autoria dele.

_______
Tempos da adolescência remontam às novelas da Nacional (dos Mários Lago e Brasini, Amaral Gurgel, Eurico Silva, Cícero Acaiaba), os seriados
“O Anjo” (com Álvaro Aguiar no papel-título, coadjuvado pelo Osvaldo Elias – o ‘Metralha’) e, “Jerônimo, o Herói do Sertão (Milton Rangel) e seu companheiro de aventuras ‘Moleque Saci’ (Cauê Filho),e, ainda "Aninha" (Dulce Martins), eterna namorada do mocinho.

_______
O autor do último, Moisés Weltman, foi mais tarde diretor da “Amiga”, revista de Bloch Editores, especializada em rádio e televisão. Foi, inclusive, um dos primeiros participantes do “Dabates Populares”, do Haroldo de Andrade.

_______
“Calouros em Desfile”, de Ary Barroso, lançado na Kosmos de São Paulo, marcaria época na Tupi, do Rio. Dentre os muitos artistas que nele se revelaram, Elza Soares é das poucas ainda em atividade. Aniversaria em 23 de junho e, na data, seu nome não falta naquele quadro tipo agenda dos acontecimentos históricos. Num remoto "Show da Manhã", do Clóvis Monteiro, primoroso perfil da cantora, em produção da Jacqueline Nascimento.

_______
Alguns detalhes da trajetória de Elza: “Se Acaso Você Chegasse”, de Lupicínio Rodrigues, seu maior sucesso; Foi a primeira mulher a defender o enredo de uma escola de samba (Unidos de Padre Miguel); Em 2000, eleita pela BBC de Londres como ‘a cantora do milênio’.

M E M Ó R I A
O comentarista esportivo da Rádio Globo João Saldanha foi escolhido pela CBD em fevereiro de 1969 treinador da Seleção para os preparativos ao Mundial do México em 1970. Classificara o grupo, mas não viajaria. 'Trombara' com Pelé, ao declarar que o 'Rei' não estava enxergando. Zagalo substituiu-o no cargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário