Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Direto das Ondas

NO ENTORNO DO LUGAR-COMUM
Liberdade de expressão, a que todo o ser humano tem direito, é um termo forte, conclusivo. Muito apropriado para quem exerce atividades nos veículos destinados ao entendimento público –, os meios de comunicação. Na mídia impressa e eletrônica o lugar-comum funciona, em alguns casos feito slogans (bordões), tal o seu volume. Modo ideal de cativar o ouvinte, a audiência.
_______
MEIO E MENSAGEM
E, com isso, lhes passar a mensagem que interessa. (Quanto mais simples as palavras, melhores). Elas servem como parâmetros, operando com a força de impositivas ferramentas.

Assim, naturalmente, se atinge o público de poucas letras (ou nenhuma) e, da mesma forma, a camada mais experimentada, mente aberta, esclarecida, bastando-lhes um piscar de olhos.

Nos mais conhecidos veículos de comunicação, a linguagem tem sua importância. Exemplar recurso um trio imbatível – clareza, simplicidade, exatidão – o a.b.c do jornalismo nas faculdades.
_______
O NATURAL ESPANTO
Os técnicos do ramo (e os teóricos também) espantam-se quando ouve – ou assiste – um apresentador, um repórter só usarem palavras do lugar-comum, a pretexto de não ‘falar difícil’.

Não é a mesma visão dos pesquisadores, pois no conceito destes, o formador de opinião tem o inerente dever, antes de tudo, de proporcionar qualidade aos que o acompanham na trajetória.

O ‘complicado’ de quem lida com esporte ou trânsito há muito esgotou a paciência dos candidatos a Jó. Desgastantes, o ‘rápido intervalo’,‘obrigado pelas informações’ e ‘de qualquer maneira’.
_______
R a r e f e i t a s
/o Tirante a Super Tupi(Leonardo Salles e Isabella Fraga) e JB FM (João Carlos Cardoso) as rádios do Rio que cobrem trânsito via-helicóptero, não estão utilizando mais repórteres fixos.

/o Por causa da crise, o serviço foi terceirizado. O Felipe Macon, por exemplo, trabalha ao mesmo tempo para emissoras de empresas diferentes – 94 FM (Roquette), Melodia e Globo.

/o Fernando Ceylão, que faz dupla com Carol Barreto há dois meses na condução de Hora do Blush, na SulAmérica Paradiso, aniversariou na segunda-feira (16). Foi muito cumprimentado.

/o Não apenas pelos colegas de emissora (uma praxe), mas enormemente pelos internautas, que ressaltaram as qualidades do programa, renovado com a chegada dele e parceira.

/o No horário (das 17h às 19h) tem o Show do Apolinho, na Tupi. Dificilmente outra rádio consegue vencer o Apolo, embora hoje as seções estejam perdendo para número de comerciais.

< Blog do Rádiomania, dez anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário