Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 14 de setembro de 2019

Rádiomania, o Livro/ 81 (Parte II)

Esporte – ANO DE MUDANÇAS
Depois de sete anos na Rádio Nacional, José Carlos Araújo (o Garotinho) e Washington Rodrigues (o Apolinho), voltavam para a Rádio Globo. Era dezembro de 1984 e, com a dupla, seguiam na mudança Eraldo Leite, Elso Venâncio, Maurício (Danadinho) e Denis Menezes, Carlos de Souza (Biro-Biro) e, ainda, o folclórico Alberto Brrandão – que acumulava a esportiva com a policial.

Revelação de narrador na equipe do Waldir Amaral, onde tinha sido rádio-escuta e mais tarde ’ponta’, Garotinho encontrara o seu caminho em 1977, quando passara a titular. Apolinho, um imponente repórter na equipe, ganhara tal denominação do chefe, porque na sua movimentação nos campos portava um microfone sem fio, réplica do utilizado pelos astronautas da Missão Apolo.
_______
DUPLA DINÂMICA
Na ocasião, ele formava com o Denis Menezes, a mais dinâmica dupla de repórteres esportivos do rádio, batizada de ‘Os Trepidantes’. Lançado comentarista no último ano de sua atuação na emissora da Radiobras (o Denis era novamente seu companheiro nas reportagens) Apolinho logo se projetaria. Deixara o slogan ‘o da palavra mágica’ para ser ‘o mais ouvido do Brasil’.

A volta de José Carlos Araújo e Washington Rodrigues à emissora dos Marinho representava, no período, mudanças radicais no rádio esportivo, uma revolução em troca-troca. Com Waldir, que saíra da Globo,foram para a Jornal do Brasil Edson Mauro, Cezar Rizzo e Loureiro Neto; para a Tupi Jorge Cury, Kléber Leite e Sérgio Noronha (*); para a Nacional o Jairo de Souza (‘Tiriri-Tiriri-Tiriri’).
_______
SEM RETORNO
Turfe era o esporte de tradição da Rádio JB AM, implementado por Teófilo de Vasconcellos. Depois, viera a fase do Ernane Pires Ferreira. A experiência com o futebol não dera certo, na emissora. O contrato com uma agência de publicidade, duração de dois anos não obteve o retorno que se esperava, apesar de a equipe ser liderada pelos consagrados Waldir Amaral e João Saldanha.

Waldir assinaria, em seguida, com a Nacional, levando dentre os companheiros, Aírton Rebelo, Sidnei Amaral e Ruy Guilherme. O compromisso acertado em janeiro de 1986 seria de três anos, mas ele se desligaria em outubro do ano seguinte.A rádio não ofereceria as condições ideais de trabalho. Faltava verbas para as despesas de viagens e hospedagens. O grupo se dissolveu.

Ele não mais comandaria equipe de esporte. Ressurgiria no rádio em 1991, cogitando uma formação para a Tropical FM, do empresário Armando Campos. Recuou em tempo. (O Cezar Rizzo chegara a tocar o projeto, sem êxito, porém). Waldir reapareceria naquele ano, produzindo uma crônica diária na Capital onde, até meados dos anos 60, funcionara a decantada Continental. Ali firmara seu nome como narrador, depois de ser ‘ponta’ de Oduvaldo Cozzi.

(*) Sérgio Noronha permanecera mais um pouco na Globo. Só conseguira se mudar para a Tupi no decorrer de novembro de 1985.
_______
M E M Ó R I A
.o. Em 4 de novembro de 2001, um domingo, Ronaldo Castro estreava na Globo, entrando no lugar do Elso Venâncio,demitido em outubro. Ronaldo passava a comandar o Enquanto a Bola não Rola, de meio-dia às 2h, participava do Balanço da Globo, nos intervalos das transmissões, do Panorama Esportivo, de 10h à meia noite, e ainda se revezava com Gérson e Luiz Mendes nas jornadas. A maior parte de sua carreira no rádio foi vivida na Tupi.
_______
Nas Ondas
/o A 94 FM (Roquette) com direção nova desde o início do ano, repaginou sua grade. Tirou o Painel da Manhã(*) do ar e colocou no posto o De Carona, ambos com uma dupla de apresentadores.

/o Jorge Ramos e Lúcia Araújo deram lugar a Marcus Marinho e Deivid Costa. Naquele, seis repórteres eram utilizados e, no outro, foi reduzido para a metade o número desses profissionais.

/o Noticiarista de primeira categoria do rádio com passagens por importantes emissoras, Luiz Nascimento está, agora, na 94 FM. A estatal contratou valores que se encontravam em disponibilidade.

/o Heleno Rotai volta neste domingo (15) na Super Tupi a seu horário anterior, das 8h ao meio-dia. Garotinho2 e Rosinha, ocupantes de uma parte, dispensados por problemas com a Justiça.

/o Por mais experimentado que seja o repórter, ele se deixa levar pela emoção em casos como a tragédia do Badim. Difícil, porém, se ouvir ‘que vítimas não resistiram aos ferimentos (asfixia)’.

(*) O Painel não saiu. Mudou para de 9h às 11h no comando de Jorge Ramos,e a Lúcia Araújo como colaboradora.

< Blog do Rádiomania, dez anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário