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sábado, 24 de abril de 2021

 

Esse Nosso Amor Antigo

OS BACHARÉIS DO DISCO

O modelo ‘música, exclusivamente música’ na metade dos anos 50 na Tamoio foi criação de José Mauro, um dos principais produtores de programas de rádio na fase áurea da Nacional. Seu lançamento se dera quando ele havia se transferido para a Tupi em 1955, onde também exercia o cargo de diretor-artístico. A Tamoio era, na então capital do país, a segunda emissora pertencente aos Diários Associados.

 

Os profissionais reunidos para o projeto foram batizados de Os Bacharéis do Disco, sendo eles os discotecários e programadores Paulo Gesta, Aírton Amorim, José Kosinsky Cavalcanti e Dymas Joseph, os locutores Jair Amorim e Ney Hamilton. O narrador de futebol Vitorino Vieira, que integrava a equipe da Tupi, era outro componente do grupo, apresentador de um programa semanal de músicas norte-americanas.

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A principal atração do modelo seria Músicas na Passarela, entre as 4h e 6h da tarde. Colocadas em votação para os ouvintes escolherem as melhores, as canções eram identificadas por cores, alguns matizes até então desconhecidos. Ney Hamilton, o apresentador daquela parada diária, o carro-chefe da casa, ainda comandava aos domingos, o Musical Consagração, com os discos de maior vendagem.

 

Discos na Vitrine e o Discos de Ouro foram outros destaques na Tamoio. Jair Amorim, que os conduzia, comentava as novidades do mercado fonográfico no primeiro e, no segundo, o que considerava de qualidade irrepreensível. Originário da Rádio Clube do Brasil, o capixaba Amorim era também um compositor bem-sucedido. Fez letras para músicas de José Maria de Abreu, Alcyr Pires Vermelho, Dunga e Evaldo Gouveia,  sucessos do Dick Farney, Cauby Peixoto, Anísio Silva, Altemar Dutra, Lana Bittencourt, entre outros.

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A Tamoio, conforme a Revista do Rádio e Radiolândia – publicações da época – chegou a encostar na audiência da Nacional, líder na maioria dos horários. Como num poema de Vinícius de Moraes, esse amor do público que lhe dava sustentação, ‘foi bom enquanto durou’. Os sintonizadores deixaram de ouvi-la, ao descobrir a Mundial,   proposta  nova. Big Boy, Robson Alencar, Elói de Carlo, Alberto Brizola e outros com sua juventude, começavam ditar a moda (ou traduzindo-se), a  ‘tirar um sarro’.

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Ondas&Ondas.Com

/o A Super Rádio Tupi alcançou a liderança geral de audiência das FMs no Rio, com marca acima de 200 mil ouvintes por minuto, levantamento do Kantar Ibope Média relativo ao último trimestre. Melodia é vice-líder, terceira colocada JB, quarta O Dia e quinta 93 FM (93,3). Em sexto lugar situa-se a Globo, em sétimo a Mix, oitavo SulAmérica Paradiso, nono Catedral e em décimo a BandNews.

/o Com a troca, no início do ano, de Cristiane Almeida por Thiago Gomide na   presidência  da Rádio Roquette Pinto, o ouvinte esclarecido perdeu. Um exemplo. O Rio em Pauta, com Ermelinda Rita não é melhor que Conexão RJ, antecedente apresentado pelo Raphael de França, com Ricardo Alexandre e Luchia Araújo na produção. A política da emissora não atende bem o lado cultural da coisa, concentrando-se mais em outros interesses, diferente das suas congêneres.

 

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