Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

 

Esse Nosso Amor Antigo

SEMPRE NA LEMBRANÇA

 Nem só de música e dramaturgia vivera a Nacional, enfatizava a reprodução do especial dos 85 anos da emissora transmitido na sexta-feira (10). Cinco episódios reagrupados e relatados por Gláucia Araújo contaram com as participações de Laio Júnior (narrador), Cynthia Cruz (produtora), Rui Vasconcellos (locutor), Luciana Valle (coordenação e pesquisa) e Nielsen Soares (sonoplastia).

 

Às 9 horas da noite do dia 12 de setembro de 1936 – lembrava a voz de Celso Guimarães ao som de Luar do Sertão de João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense – a rádio era inaugurada. Imemoráveis as citações de Em Busca da Felicidade, novela pioneira, e do Repórter Esso, que inovou o jornalismo do rádio no país.

 

Com a chegada da Nacional, sua variedade de programas e artistas, a Mayrink Veiga que liderava a audiência era francamente rebaixada para segundo lugar. Em pouco tempo só se falava em Nacional, no alarido comum de seu auditório, humorismo, musicais montados e, principalmente as novelas, em diversos horários.

 

O jornalismo, com o Repórter Esso foi um fato muito marcante, influenciando o gênero em todas as emissoras. Famoso com Heron Domingues, que aparecia em cinco edições durante o dia, reproduzido em São Paulo e Belo Horizonte lançado pelo Romeu Fernandes, que ficaria no ostracismo.

________

Ondas&Ondas.Com

/o SulAmérica Paradiso e Nova Brasil FM travam nas manhãs e horários avançados uma ‘guerra’ com as mesmas armas – ‘uma hora só de música, direto sem intervalo’.

 

/o Na primeira Escala, na segunda Sob Medida. Aquela apostando no pop internacional afirma que ‘nossa mistura faz a diferença’. A outra se diz ‘moderna e brasileira’.

 

/o Em junho de 1988, mais de trinta anos de sucesso, morria no Rio Abelardo Barbosa, o Chacrinha, Papa da Comunicação. ‘No rádio e na TV {sua máxima} nada se cria; se copia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário