Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

domingo, 29 de agosto de 2010

As ondas médias no futebol

Se o Bruno Mazzeo não se equivocou, andei cochilando nas minhas audiências, uma das fontes que alimentam este blog – ninguém é infalível. Em sua coluna de “O Globo”dia 17 agosto, Mazzeo discorria sobre o futebol, sua paixão, e de ter abandonado o hábito de ouvir transmissões esportivas pelo rádio. Ele ia ao hospital visitar o pai, Chico Anísio, e aproveitando o engarrafamento (pequeno, pois era domingo), sintonizara o “Enquanto a bola não rola”, na Globo AM.
“Eu nunca sonhei em ser jogador de futebol. Mas já sonhei em ser locutor de futebol”, dizia ao lembrar dos programas que ouvia na volta do colégio e antes de dormir. Na sua concepção, o “Enquanto a bola...” era obrigatório nos dias de futebol, reunindo verdadeiras feras: Washington Rodrigues, Sergio Noronha, Celso Garcia... O programa tinha o comando do Kleber Leite e, segundo Mazzeo, também participavam Luiz Mendes, Loureiro Neto e Gerson, “o canhotinha de ouro”.
Nos meus registros, desses três nenhum atuava no programa com o Kleber. Mendes ainda integrava a equipe da Nacional, os outros estavam na Tupi trabalhando com Doalcei Camargo, sendo Loureiro apresentador do “Bola rolando”, o concorrente do horário, entre meio-dia e 2h. Affonso Soares, Áureo Ameno e Francisco Horta eram outras figuras do “Enquanto a bola...” que o Kleber lançara na Tupi em 1985. (O Áureo substituía o titular nos seus eventuais impedimentos).
Loureiro e Gerson haviam passado pela Globo numa etapa anterior, mas nesse programa só vieram a atuar (o Mendes, inclusive) depois que o Kleber se afastara da emissora. O comando, então, passaria ao Loureiro, que antes de retornar estivera (também com Doalcei) na Rádio Nacional. Um tempo em que não se imaginava a utilização do FM nas transmissões esportivas. A Tropical seria pioneira, com Cezar Rizzo, narrador, e Sergio Cabral (pai), comentarista.
Destaque
“David dá show”. Manchete AM, 760. De seg. a sex., 7h da manhã. Apresentação: David Rangel. Produção: Cássia Vieira
Memória
Depois de uma passagem pela Tupi, Luiz Nascimento voltava a Globo em agosto de 2004. Assumia os noticiários matinais.
--o—Você tem paixão pelo rádio? Nós temos “Radiomania, um cronista de plantão”. Queira informar endereço e CEP pelo e-mail florylemond@bol.com.br para receber o seu exemplar em casa. Valor: 35 reais incluindo o SEDEX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário