Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Ora direis, ouvir os astros!..."

Já acreditei em astrologia. Foi no início dos anos 60, quando Omar Cardoso, um entusiasta do que fazia cunhou, entre outros, o bordão “vou vivendo a cada dia melhor”. Omar, que morreu em novembro de 1978, trabalhava na Bandeirantes de São Paulo e seu programa era reproduzido por emissoras do país, inclusive a Nacional do Rio. O ramo congrega profissionais que escrevem nos jornais e revistas prestando, como era o caso dele, colaborações a programas populares do rádio.
Em três emissoras cariocas, a astrologia é assunto pertinente. Mais antiga a tratar do tema, Zora Yonara se destaca no “Show do Antônio Carlos”, na Globo desde janeiro de 1987. Além das previsões astrológicas, ela é conselheira sentimental, respondendo cartas (e e-mails) de ouvintes. Com muito menos tempo, Glória Britto atua no “Show da manhã” do Clóvis Monteiro na Tupi. Foi alçada ao posto a partir do falecimento de Nena Martinez em junho de 2007, até então a decana da matéria.
Também pela manhã há o “David dá show”, com o David Rangel na Manchete. A astróloga “Lili rodoviária” personificada pelo apresentador, tem a missão de ironizar os profissionais que se dedicam a fazer previsões sobre os signos do zodíaco. No mesmo prefixo, Luiz de França destina generoso espaço ao assunto no seu vesperal programa direto de Barbacena, Minas Gerais. Ele passa as coordenadas do Mestre Rosenthal, que o acompanha desde os tempos que trabalhava na Globo.
Heleno Rottai, que substituiu o França em abril de 2007 nas tardes da Tupi, lançou quadros novos no horário, mantendo o reservado ao tema. O astrólogo não é citado, admitindo-se que o trabalho se baseia em colagens de jornais. (Parafraseando Olavo Bilac: “Ora direis, ouvir os astros!...”) De tanto acreditarem nas previsões do horóscopo, muitas pessoas não saem de casa sem elas. Dão, naturalmente influenciadas, preferência aos programas que atendem os seus ideais...
Destaque
“Programa Haroldo de Andrade”. Tupi AM 1280/FM 96,5. Domingos, 10h da manhã. Produção: Nonato Viegas e Adriana Hercovith.
Memória
Sidney Rezende, um dos fundadores da CBN trocava, em dezembro de 1994, o Rio por Brasília. Comandava o “Show da notícia”, às tardes.
--o— Rádio é a sua praia? “Radiomania, um cronista de plantão” -- o livro pra você curtir. Informe-nos endereço e CEP pelo e-mail florylemond@bol.com.br para receber seu exemplar em casa. Valor: 25 reais, SEDEX a cobrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário