Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um oásis em noite de futebol

Quarta-feira, 26 de janeiro. Noite. Verão. Calor (a estação é pródiga). Terceira rodada do Campeonato Carioca. Jogam Flamengo e Americano. “Aqui, o futebol é mais emoção” – afirmam os locutores fazendo o marketing de seus prefixos. Alguns transmitem do local (Macaé), outros através do “geladão” – de olho na telinha no estúdio refrigerado, pois em casos muito comuns é assim que funciona o sistema. Na Globo, “o juventude da serra” Fernando Bonan dá o recado. Na Tupi, Luiz Penido faz o alerta: “a bola não para de rolar”.
Evaldo José na CBN descreve que ”o jogador F chutou pro gol”, para logo em seguida, emendar: “pra fora!” (Voz bonita, dicção perfeita, mas... Já reparou, você que nos acompanha, o número de vezes que ele se corrige durante uma partida?) Hugo Lago (“o artilheiro da emoção”) na Brasil mostra que tem qualidades para competir com as feras do ramo. Nota-se em cada transmissão o seu progresso. Ao lado dele (no estúdio, com certeza) estava o Gustavo Adolfo, no trabalho próprio dos “pontas” nos “campos de jogo”, termo recorrente.
Curioso. Gustavo, Wagner Menezes (da Tupi) e Cláudio Perrault (que participava do jogo seguinte entre Botafogo e Madureira, com o Edson Mauro) são muito chegados ao cacoete verbal “é verdade”. Chamados pelos narradores de suas emissoras, respondem invariavelmente com essa expressão. Por que será que profissionais tão categorizados como eles não se livram de tal recurso? Os três, porém, não estão sozinhos, havendo outros que procedem da mesma forma, como se obedecessem a um código de conduta.
Nenhum preconceito com a Nacional e Manchete que ficaram fora desse nosso giro pelo “dial”. Numa pausa em nova rodada do mais charmoso (segundo os locutores esportivos), fomos parar na MEC AM. Ali pelas 11 da noite deparamos com “Sala de música”, do Jorge Roberto Martins, que apresentava “Clássicos”, especial sobre a MPB. Verdadeiro oásis num horário em que o futebol prevalece. Qualquer estudioso garantiria ser o que há de melhor na programação do AM no Rio – texto, seleção, tudo com muito bom gosto e capricho.
A escolha é sua
-/- “Atualidades”, com Cadu de Freitas. MEC AM 800, de segunda a sexta, às 11h.
-/- “Alô Daysi”, com Daysi Lúcidi. Nacional 1130, de segunda a sexta, às 11h.
-o- O rádio é a sua praia? “Radiomania, um cronista de plantão” – o livro para Você. Receba seu exemplar em casa, bastando nos informar dados essenciais, endereço e CEP. Valor: 25 reais, SEDEX a cobrar. Nosso e-mail: florylemond@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário