Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Em busca da audiência perdida

Amantes do rádio asseguram que recentes boletins do Ibope deixaram os cardeais da Globo em polvorosa. Na engenharia do tráfego-audiência os sinais estacionaram no amarelo. Até os índices do José Carlos Araújo registraram queda. Tirante os programas do Antônio Carlos e do padre Marcelo Rossi, no Rio a situação ficou pra lá de Marrakeschi, daí resultando as modificações feitas no limiar da segunda quinzena de março.
As medidas adotadas nas semanas posteriores constataram que, modificar a programação não foi o bastante. Segundo os amantes observadores, para reconquistar ouvintes o melhor caminho é ir ao encontro deles nas ruas, praças públicas, proximidades de supermercados. Alternativas que, eventualmente, também poderão ser colocadas em prática: apresentações de programas em clubes, churrascarias e shoppings centers.
Antes da nova programação, uma repórter visitava os bairros levantando os problemas da comunidade. E, periodicamente, um comunicador fazia shows externos. Agora são três, em espaço menor de rodízio. Enquanto os executivos da Rua do Russel revisam as engrenagens do veículo, na Rua da Assembleia a voz potente do Cláudio Ferreira ecoa: ”A nova programação da Manchete está dando o que falar!” E, enumera as atrações.
Seria um fato real, ou simples estratégia de marketing? A emissora alardeia coisas que não possui. Embora reúna em seus quadros valores do nível de um Luiz de França, Mário Esteves e David Rangel, é inferior no conjunto, comparado-se ao da Globo e da Tupi. Inferiorizada inclusive no jornalismo – base do moderno rádio de verdade. Seu objetivo é chamar a atenção, como o empresário novato, que busca agradar ao mercado.
// Grávida, Ana Paula Arósio ganhou capa de publicação semanal. “O pai é o cara que ela casou” (sic) -- assim alguém falava com o Tino Júnior (“Vale tudo...”), quarta-feira 6 deste mês. Esse tipo de enfoque aumentou nas rádios populares com a proliferação de revistas de celebridades. Antes, era só a Juçara Carioca. Depois, apareceu Ana Paula Portuguesa. Hoje, um time explora o filão. “No ar, ‘Show de fofocas’. Oferecimento: Tri-co-li-ne.”
A escolha é sua
-/- “Viva música”, com Heloísa Fischer (crônicas). MEC FM 98,9 -- de segunda a domingo, 13h. -/- “A voz das periferias”, com MV Bill. Roquette Pinto FM 94,1 -- de segunda a sexta, 13h. -/- “CBN total, variedades”, com Adalberto Pioto. CBN AM/FM, de segunda a sexta, 14h. -/- “Almanaque carioca”, com Amauri Santos. MEC AM, de segunda a sexta, 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário