Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Nova tentativa em radioteatro

“O homem que falava javanês”, original de Lima Barreto abriu na segunda-feira 25 e quinta 28 passados, respectivamente pela MEC e Nacional, a série “Contos do Rádio”. A parceria das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação é mais uma tentativa de se restabelecer o radioteatro em emissoras do Rio, que alcançava altos índices na época de ouro da velha estação, cartaz também na Tupi e Tamoio, dos “Diários Associados” e, Mayrink Veiga.
Remanescentes das novelas, Gerdal dos Santos e Daysi Lúcidi – ele o contratado mais antigo da Nacional – fazem parte do pequeno grupo de novatos. No espetáculo de estreia Gerdal interpretou o Barão de Jacuecanga, papel-título da história. Seus companheiros nesse trabalho, Luiz Otávio de Moraes, Felipe Peixoto e Laio Filho, o narrador Cristiano Menezes (gerente regional da MEC), a produtora Nely Coelho e a diretora Marília Martins.
O pessoal envolvido na iniciativa está cheio de otimismo. A série, compreendendo dez apresentações, vai até o final de junho. As de segundas, pelas ondas da MEC, às 8h da noite e, as de quintas, através da Nacional, às 10h da manhã. Além do texto de Lima Barreto, são focalizadas obras de João do Rio, Raul Pompeia, Mário de Andrade, Machado de Assis e Alberto Moravia.
A cada mudança de diretores nos últimos 20 anos, a Nacional adotara medida semelhante, optando pelo reaproveitamento do rico acervo da casa. Na Globo, o gênero também não dera certo, com o David Rangel, que lançara o “Novelas na tarde”, em 2005. Um sucesso no prefixo é “Você faz o final da história”, no programa do Antônio Carlos. O outro, a “Patrulha da cidade” na Tupi, que dramatiza de forma jocosa fatos policiais ocorridos no Grande Rio.
// Francisco Barbosa e sua equipe trocaram os estúdios da Rua do Livramento no sábado 30 de abril, pela Praça do Pacificador, em Caxias. Programa especial para festejar o Dia da Baixada, com a presença de alguns destaques da rádio.
// E, nesse mesmo dia, Roberto Canázio e colaboradores apresentavam-se na Tijuca, comemorando o centenário da Praça Sans Peña. Uma das audições do “Globomóvel”, utilizadas desde 2010 visando a aproximação com o público.
A escolha é sua
-/- “Ouvindo música”, com Marcelo Guima. MEC AM 800. De segunda a sexta, 21h
-/- “Sangue novo”, com Humberto Effe. Roquette Pinto FM 94,1. Às sextas, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário