Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sábado, 7 de julho de 2012

Esse nosso amor antigo

12) O mundo não vale o meu lar. Onde foi mesmo (e quando) que ouvimos essa lapidar frase? Parece-nos, se a memória não falha, ter sido num programa antigo da Rádio Nacional. (Não, não. Foi em outra.)

13) A rádio, na verdade, era a Mayrink Veiga e, a apresentadora nada menos que Sagramor Scuvero. Além de radialista, era escritora e foi casada com o compositor, redator de comerciais e jinglista Miguel Gustavo, seu colega na emissora. Miguel abasteceu, com músicas curiosas, o repertório do Jorge Veiga e Moreira da Silva. De sua autoria o “Pra frente Brasil”, de exaltação à Seleção no Mundial de 70 no México, onde a “canarinho” conquistaria o “Tri”.

14) Outros bons tempos de adolescência remonta às novelas da Nacional (dos Mários Lago e Brasini, Amaral Gurgel, Eurico Silva, Cícero Acaiaba), seriados “O Anjo”, (com Álvaro Aguiar no papel-título, coadjuvado pelo Osvaldo Elias – o “Metralha”) e, “Jerônimo, o herói do sertão” (Milton Rangel), seu companheiro de aventuras “Moleque Saci” (Cauê Filho) e a eterna namorada “Aninha” (Dulce Martins).

15) O autor deste último era o Moisés Weltman, mais tarde diretor da “Amiga”, revista de Bloch Editores, especializada em rádio e a televisão. Ele foi, inclusive, um dos primeiros participantes do “Debates populares” do Haroldo de Andrade.

16) “Calouros em desfile”, de Ary Barroso, foi um memorável programa de rádio. Lançado na Kosmos de São Paulo, marcaria época na Tupi, do Rio. Dentre os muitos artistas que revelou, das poucas ainda em atividade, é Elza Soares, que aniversaria em 23 de junho. O “Show da manhã” do Clóvis Monteiro homenageou-a pela data.

17) Rememorados alguns detalhes da trajetória de Elza: “Se acaso você chegasse”, de Lupiscinio Rodrigues, seu maior sucesso; ela foi a primeira mulher a defender o enredo de uma escola de samba (Unidos de Padre Miguel); em 2000, eleita pela BBC de Londres como “a cantora do milênio”. Produzem o programa do Clóvis, as jornalistas Gilze Nunes e Jaqueline Nascimento.

18) Pioneiro em prestação de serviço, “Alô Dayse”, da Nacional, está em cartaz há mais de 40 anos, ultimamente às 11h da manhã., de segunda a sexta. Dayse Lúcide, sua apresentadora participa, aos sábados, dos debates no programa do Francisco Barbosa, na Tupi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário