Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Trivial com guarnições (9)

Apresentadora de “Redação Nacional”, lançado em 2004 na revitalização da rádio, Neise Marçal está de volta à casa, onde permanecera por pouco tempo -- optara pela TV Brasil. Com ela, a reedição do programa que, sob o comando de Denise Viola, saíra da grade no início de 2009. Em novo formato, agora de 8h às 10h da manhã, o “Redação...” substitui “Alô Rio”, que ocupara o espaço.
Com a retirada deste, Hilton Abi-Rihan, seu titular, foi remanejado. Ele passou a dividir com Gláucia Araújo a apresentação do “Tarde Nacional”, a partir das 4h, que entrou no lugar do “Painel...” Outro programa que retornou, também do começo da revitalização, foi “Tema livre”, de debates. Antes conduzido por Cristiano Menezes ganhou, desta vez, o comando de Luiz Augusto Gollo.

/o/ Música de boa qualidade, a brasileira principalmente, tem na Rádio MEC 800 AM importante reduto no Rio. “Maestro MPB”, comandado por Jaime Álem, produção de Esdras Pereira, é um dos bons programas da grade.
Vai ao ar às sextas-feiras 5h da tarde, com reprise aos sábados às 2h, no mesmo período. Dias 10 e 11 foi reapresentado o da entrevista com Severino Araújo, da legendária Orquestra Tabajara, falecido na semana anterior.
/o/ Veículos de comunicação e outras entidades culturais homenagearam a cantora Clara Nunes na passagem dos 70 anos de seu nascimento, dia 12 deste mês. A artista, que morreu prematuramente em 1983, aos 39 de idade, foi a primeira no país, no tempo do vinil, a vender cem mil exemplares de elepês.
A Globo associou-se ao movimento, promovendo um especial do “Samba amigo”, com o Robson Aldir. Participaram, entre outros, o descobridor dela e produtor de seus discos, radialista Adelzon Alves, Toninho Nascimento, co-autor de “Conto de areia”, um dos sucessos de Clara, e o conjunto MPB de Raiz.
/o/ O repórter Fred Damatto, que até recentemente cobria geral para a Tupi, acaba de voltar ao esporte, reintegrando-se à equipe da Manchete. Entrou na vaga do Sérgio Guimarães, ancorando a pré-hora e os intervalos. Faz parte dos que mais trocam de emissora, tendo atuado nas principais e alternativas.
Cláudio Affonso, o novo comentarista do grupo dos “apaixonados por futebol”, também é outro pouco favorecido, pertencente à última geração de bons valores do rádio carioca. Ele foi lançado na função em 2007 na Bandeirantes e, ainda este ano, integrava o extinto núcleo que a Tamoio havia criado no Rio.

2 comentários:

  1. Um absurdo o que a Radio Nacional fez com o programa "Alo Rio".O programa era leve,com quadros e entrevistas que mantinham a tradição cultural e de entretenimento da emissora,inclusive com a preservação de sua MEMORIA patrimonio maior do Radio brasileiro.
    Atenciosamente,
    Antonio Barros,
    Rio de Janeiro,RJ

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com suas observações. Não sei se você sabe, mas a Rádio Nacional transferiu o Hilton Abi-Rihan para o horário vespertino. Ele está fazendo na companhia de Glaucia Araújo um programa chamado Tarde Nacional a partir das 16hs. O estilo parecido com o anterior.
    Respeitosamente,
    FL.

    ResponderExcluir