Quantos profissionais das artes não compartilham desse pensamento do cantor e compositor baiano, internacionalmente conhecido? Num plano de menor contexto, pode-se discorrer sobre alguns valores da música e do rádio. Artistas veteranos que a mídia deixou de focalizar e, que sobrevivem apresentando-se em casas de pouca expressão em diversos pontos do Rio de Janeiro e Brasil afora.
Há, ainda, os que mudaram de lado, transformando-se em comunicadores de emissoras medianas, como o Luiz Vieira, atualmente dono de um programa diário na Manchete.Autor de inúmeros sucessos da música popular, o “poeta-cantador” integra o elenco de astros do passado que o rádio não toca. Divulgar em seu programa as próprias músicas, foi alternativa para não cair no esquecimento.

Na terça-feira 22, em comparação a outras edições do “Eu show Luiz Vieira”, ele extrapolou. Ilustraram quadros distintos do programa, o baião “Estrela miúda”, com Marlene (70 anos de carreira); a toada “Menino de Braçanã, com Nara Leão; o samba “A voz do povo” (parceria com João do Vale), com Paulinho da Viola; e a guarânia “Paz do nosso amor”, interpretação de Lindomar Castilho.
Lições de marketing pessoal também se observa no “Segundo tempo”, que o José Carlos Araújo faz na Bandnews. Após comentar os destaques do dia, Garotinho relembra jogos que narrou e, dá o recado sobre suas atividades na Bradesco FM e na TV. Linha semelhante é adotada por Clóvis Monteiro, na Tupi, ao anunciar “O poder da comunicação”, palestras que ele e o Luizinho Campos promovem.
LINHA DIRETA
/o/ “Tupi esportes, o maravilhoso mundo do futebol”, é a nova atração do “Programa Luiz Ribeiro”. Estreou na sexta-feira 18.
/o/ O slogan “Futebol-show” da Rádio Globo foi substituído por “Futebol clube”. Lançamento na abertura do Cariocão-2013.
/o/ Rafael de França voltou a atuar na Manchete, depois de uma passagem pela CBN. Aparece, agora, nas manhãs de sábados.
/o/ O bem rodado Wellington Campos teve ampliadas, na última semana, suas atribuições. Promovido a comentarista esportivo.
/o/ Fabiano Canosa, do “Trilhas sonoras” na MEC FM, lembrado por Bernardo Bertolucci. “Um amigo brasileiro”, disse o cineasta.
S I N T O N I A
“Bom dia Globo”, com Jorge Luiz. Globo AM 1220/FM 89,5 -- de 3h às 6h, de segunda a sábado.
“David dá show”(*), com David Rangel. Manchete AM 760 -- de 10h às 12h.
“Estação cultura”(*), com Alesssandra Ekstyne. MEC AM 800 -- de 12h às 14h.
(*) De segunda a sexta-feira.