Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

As famílias que não criam

Nem Bethânia nem galo cantor de que fala a música do Caetano. Mas é de manhã. Horário de “Domingo na Globo”, que Jorge Luiz garante ser “o programa da família brasileira”. O “Domingo...” nos dias sem corrida de Fórmula-1, é uma espécie de “horas extras” (¹) para o apresentador, que durante a semana comanda, bem cedo (²), o “Bom dia Globo”.
Uma palavra apenas -- “verdadeiro” -- separa o slogan agora empregado por JL do utilizado por Luiz de França desde os tempos em que trabalhava na emissora dos Marinho. Lá, o França era um legítimo “campeão de audiência”. Na Manchete, onde está há seis anos, o bordão ficou adequado ao ibope da rádio, tornando-o “campeão no coração do povão”.

/o/ O presente quadro nos lembra o saudoso Chacrinha: “No rádio e na TV, nada se cria...” Nos últimos dias de maio começaram, no Rio, exposições para celebrar os 25 anos de morte dele -- ocorrida em junho --, um dos ícones da comunicação no país, consagrado pela televisão.
Abelardo Barbosa, o Chacrinha, pernambucano de Surubim, iniciou carreira na Rádio Clube Fluminense, em Niterói. Mais tarde, o prefixo abrigaria a Continental, uma pioneira. Era, segundo o slogan, “a cem por cento esportiva e informativa”, ou ainda, “a que está em todas”, pois, mobilizava portentosa equipe de repórteres – “Os Comandos” do Carlos Pallut.

/o/ Também nos domingos, de primeira qualidade, o “Estúdio F -- momento musical da Funarte”, nas ondas da Nacional, às 23h. Tem apresentação de Paulo César Soares e explora o gênero biografia, focalizando dois artistas a cada edição. O texto de chamada na voz do Jair Lemos faz referência à “nossa música popular brasileira” (sic). (Inadmissível, a derrapagem.)

/o/ Um dos precursores do “Amarelinho’ da Globo, Pedro Costa desempenhou numa outra etapa, relevante papel no esporte da emissora. Há alguns anos integra o time de profissionais que mudaram daquela para a Tupi. Pedro é repórter especial do “Programa Francisco Barbosa”.
Na manhã de sábado 1°, motorista escapa de arrastão na Rodovia Rio-Manilha,
São Gonçalo. Pedro antecipa a notícia, interrompendo o “Super-debates”. E, anuncia para depois, “maiores detalhes”.
(Oh Pedro, você é ‘fera’, não pode “escorregar” assim. Detalhes, que formam o conteúdo de qualquer matéria, “são coisas tão pequenas”... Sabiamente, o ‘Rei’ Roberto Carlos já dizia isso...cantando.)

LINHA DIRETA
/o/ “Moral da história”, no programa do Roberto Canázio, na Globo, tem a assinatura de Heloísa Paladino.Cotidiano em pequena obra-prima.
/o/ Karla de Luca, da equipe do Antônio Carlos, produz e apresenta nas manhãs de domingos, o “Canal animal”. Para os criadores de cães e gatos.
/o/ O locutor Demétrio Costa, “a voz da avenida”, voltou ao rádio, agora na Manchete. Colaborador do Luiz Vieira, estava há um ano afastado.
(¹) De 7h às 10h
(²) De 3h às 6h

Nenhum comentário:

Postar um comentário