Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O reacender de uma chama

O imediatismo do rádio ainda citado por alguns profissionais concentra-se, hoje, nas transmissões esportivas e coberturas de trânsito. Abrange, com regularidade, os problemas comuns de bairros, que emissoras populares focalizam em atendimento às reivindicações de moradores – seus ouvintes fiéis.
Nos grandes eventos, porém, o rádio se revigora. A chegada do Papa Francisco ao Rio, um exemplo disso, como as realizações da Expo-90 e Rock in Rio em outras oportunidades, além da eternamente esperada visita do cantor Frank Sinatra (“The Voice”) a outrora decantada Cidade Maravilhosa.
A Tupi, Globo, Bandnews e CBN se destacaram na mobilização de seus repórteres pelas ruas e postos centrais do Rio. Desenvolveram em qualidade, trabalho comparativo ao de uma Continental e Jornal do Brasil AM em época remota, com a vantagem de se utilizarem de melhores recursos.


UM LUXO
Houve um tempo em que o curinga de rádio era um profissional novato. Atuava na esperança de um dia ser titular. Esse procedimento mudou, agora é luxo só. Que o diga o Haroldo de Andrade (Júnior)¹, há cinco anos na Tupi, em sua segunda passagem pela casa. Ele tem programa aos domingos, mas se firmou como regra três, cobrindo férias de colegas e eventuais faltas.
Fato semelhante está acontecendo com o David Rangel². No começo deste ano, depois de quatro temporadas na Manchete, voltou para a Globo -- igualmente ao Haroldinho, sua segunda passagem pelo endereço. David (outra coincidência) foi escalado para fazer um programa dominical e,também passou a substituir aqueles que se ausentam nas mesmas condições.
¹ “Bom dia, pai”, livro em que HA(J) homenageia o falecido Haroldão, não tem fins lucrativos. A renda é revertida para uma instituição de caridade – disse o radialista no programa do Clóvis Monteiro.
² Em dezembro de 2004 a Globo lançava o “Tarde legal”, com David Rangel. A vinheta do programa foi reaproveitada no “Boa tarde”, com Alexandre Ferreira, que o atual benjamim reviveu há pouco.


S I N T O N I A
/o/ “Painel JB 1ª edição”, com Alexandre Tavares. JB FM 99,9 – de segunda a sexta, às 7h.
/o/ “Hora do blush”, com Juliana Nasciutti. SulAmérica Paradiso FM 95,7 -- de segunda a sexta, às 17h.
/o/ “Choros, chorinhos e chorões”, com Clarice Azevedo. Roquette Pinto FM 94,1 – de segunda a quarta, às 21h, sábados, às 19h.

AMOR ANTIGO
Mais famoso locutor de telejornais de todos os tempos, Cid Moreira (86 anos), que começou no rádio em Taubaté, interior de São Paulo, pertenceu ao elenco da Mayrink Veiga. Foi, entre outras atribuições, narrador de “Noites cariocas”, programa estrelado pelo regional de Canhoto, aos sábados. Nele se projetaria nacionalmente, Jacob Bittencourt – o Jacob do Bandolin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário