Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Era uma vez na Globo II

O que acontecera com Áureo era uma repetição dos casos do Roberto Figueiredo e Alberto Brizola, eleitos deputados. A Globo não admite, até os dias atuais, que seus contratados sejam políticos. Diretrizes da empresa. Com o afastamento do Áureo, a emissora batia seu próprio recorde. Em 1992, dispensava Adelzon Alves, “o amigo da madrugada”, 26 anos na casa.
No meio, raramente um profissional sai por conta própria. Fatores a provocarem a saída: Ibope ruim, questão salarial e indisciplina. De um modo geral, o ouvinte nunca sabe o motivo. Observadores em particular, sabem alguma coisa depois de patinarem pelo terreno das especulações.
__________

Washington Rodrigues e Luiz de França não chegaram a um acordo sobre a renovação de contratos em dezembro de 1998. Mudavam para a Tupi. França estreava no limiar de fevereiro de 1999 e, o Apolinho um pouco mais tarde. No domingo anterior, porém, ele fazia sua primeira apresentação no esporte ao lado de Luiz Penido. Com isso, era interrompida uma longa e bem-sucedida parceria, que iniciara com o Garotinho, na Rádio Nacional.
Em 2007, Luiz de França se transferia para a Manchete, que montava um estúdio exclusivo na Mantiqueira, para ele fazer direto de Barbacena (bucólica e decantada terra natal), o seu programa diário.O reencontro com o público, ocorreria em 1° de maio, festa dos trabalhadores.
___________

Francisco Barbosa começara na Globo através de sua FM. Efetivara-se na manhãs no AM, após a saída do Paulo Giovanni, com quem atuara algumas vezes. Ele já estava há quinze anos na empresa, quando a emissora decidira dispensá-lo. Era dezembro de 1999, aniversário da emissora e, em contraste, mês fatídico, propenso a demissões de empregados.
Num remanejamento da programação, Barbosa ficara em horário vespertino e, perdia feio para o Pedro Augusto, da Tupi, auto-proclamado “o romeiro de Aparecida”. Ana Flores, sua colaboradora no quadro de arte culinária, era convocada para o lugar dele. Nascia ali o programa “Tarde legal”, anteriormente uma vinheta, que sinalizava as participações de Ana.
____________

Em dezembro de 2001(*) a Globo chamava e Barbosa aceitava. Em agosto de 2005, caía outra vez. Marlene Mattos do “Amigas invisíveis” – coisa inédita no SGR -- arrendava o espaço, com Ana Flores de volta, na companhia das atrizes Lúcia Fregolente e Dedina Bernardelli.
Barbosa fechava com a Tupi em outubro de 2006, depois de cumprir jornada dupla na MEC AM e Tropical Solimões.
(*) Maurício Menezes e Hélio Júnior que atuavam com ele na incursão vespertina, recebiam bilhete azul. Até outubro apresentavam, aos sábados e domingos à noite, a 2ª edição do “Agito geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário