Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O horizonte com desafios

Artistas e funcionários da Globo assistiram no dia 2, a 1h da tarde, missa no Outeiro da Glória celebrando os 69 anos de fundação da rádio. Na ocasião, os comunicadores mais aplaudidos pelo público foram o Antônio Carlos -- 26 anos de casa -- e Roberto Canázio -- 7, completados na véspera.

No horizonte que se descortina, o maior desafio para os novos diretores será a reconquista da audiência no horário vespertino. Essa inferiorizada condição diante da Tupi, a principal concorrente, se verifica há uma década e meia, período em que, importantes valores migraram para o outro lado.
__________

Antenado com o cenário atual um observador acredita que não é difícil vencer a estação da Saúde naquele horário. Bastaria, segundo ele, que os cardeais reeditassem “A cidade contra o crime”(*) e remanejassem o padre Marcelo para às 13h, em que atuava no início. No primeiro caso, um confronto para a “Patrulha...”, no outro, como antídoto contra “o romeiro de Aparecida”.

No espaço subseqüente, de 2h às 5h -- argumenta – entraria o David Rangel, ou o Mário Esteves (que também voltaria). A grande sacada, fechando o pacote, seria a recontratação de Washington Rodrigues, o Apolinho. Ele formaria dupla com o Luiz Penido no programa do fim de tarde, que ganharia um formato novo, e passaria a se chamar “Globo variedades” – conclui o observador.
__________

POBREZA
Paixão de muitos -- profissionais, estudiosos, ouvintes -- o rádio é, nos dias atuais, “o primo pobre da mídia eletrônica”.

Em sintonia ao longo dos tempos, não temos lembrança de coisa mais cabotina do que esse concurso de marchinhas que o Antônio Carlos promove anualmente na Globo. Sofrível, a qualidade das músicas.

Apesar de tudo, “o despertador do Brasil” mantém boa posição no Ibope, prestigiado por uma audiência cativa, fiel.
__________

REJEIÇÃO
Não é o que acontece, por exemplo, com os programas da Nacional. Há uns três anos, também por lá, se faz concurso (qualificado) de marchinhas. A baixa repercussão obtida, um retrato do tradicional prefixo.

Sob o estigma da rejeição, vivem Nacional e MEC -- as chamadas rádios públicas. De quase nada adiantou, na primeira, a obra de revitalização em 2004 no prédio da Praça Mauá, ao custo de 2,5 milhões. Hoje, estranhamente, a emissora está instalada na Avenida Gomes Freire, Lapa.
__________

AMOR ANTIGO
(*) “A cidade contra o crime” foi um programa que Affonso Soares lançou na Globo na década de 80, similar ao que ele criara em 1950 na então líder dos Diários associados. Durante o tempo que ficou em cartaz, dividiu as atenções do público com o original. Seguiram o Affonso (1925/2007), em sua nova empreitada, o apresentador Samuel Corrêa e um grupo de rádio-atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário