Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Os nossos comunicadores

Nos programas de entretenimento voltados para a música em anos remotos, eles eram animadores de estúdio, ou de auditório – os primeiros também denominados disc-jockeys. Em anos contemporâneos, sob as bênçãos do “Papa” Marshall Mc Luhan, batizados de comunicadores, bem de acordo com a filosofia do escritor canadense, cujo viés tinha “os meios de comunicação como extensões do homem”.
__________

A popularidade deles no país foi disseminada com o crescimento do FM, nas décadas de 1970/80. O modelo ditava as regras com a linguagem coloquial de seus locutores, ao contrário das vozes empostadas no tradicional AM. Passada a “coqueluche”, não se podia mais distinguir entre os que atuavam num e noutro segmento. Por certo, uma antevisão do “junto e misturado”, acentuando as diferenças.

No AM – mais falado -- o predomínio do jornalismo, prestação de serviços, debates. Já no FM (excetuando poucos casos), a concentração nas paradas de sucessos musicais, incluindo algumas inserções de notícias e serviços. Os mais conhecidos comunicadores do rádio contemporâneo formam quadros na Tupi e Globo (freqüências unificadas em 2009/10), Nacional e Manchete, emissoras populares.
__________

Para você, inveterado amante do rádio, quais os cinco melhores comunicadores das listas que seguem? Queira relacionar, também, os cinco que nunca fariam parte da emissora de que você (já teria imaginado) fosse o diretor. No dia a dia, estão no ar a partir de zero hora, esses profissionais:

Fernando Sérgio, Mário Belisário, Clóvis Monteiro, Francisco Barbosa, Coelho Lima, Pedro Augusto. Heleno Rotay, Washington Rodrigues e Luiz Ribeiro (Tupi); Beto Britto, Jorge Luiz, Antônio Carlos, Roberto Canázio, Alexandre Ferreira, Tino Júnior e Robson Aldir (Globo).
__________

Adelzon Alves, Geraldo do Norte, Marco Antônio Monteiro, Neise Marçal, Daysi Lúcidi, Luiz Augusto Gollo, Dorina, Glaucia Araújo e Cirilo Reis (Nacional); Kleber Sayão, Jorge Bacarin, Luiz Vieira, Anthony Garotinho,Rodrigo Machado, Ronaldo Gomlevsky, Mário Esteves, Luiz de França, Juninho Tititi e Miro Ribeiro. (Manchete).

Complementam a lista, os que fazem programas semanais, ou atuam como curingas: Na Tupi -- Haroldo de Andrade (Junior), Luizinho Campos, Jimmy Raw, Garcia Duarte e Cristiano Santos; na Globo -- David Rangel, Maurício Menezes, Soares Júnior; Nacional -- Gerdal dos Santos, Jair Lemos, Cristiano Menezes, Luciana Vale; Manchete -- Robson Alencar, Rafael de França, Cláudia Ferreira,Vilma Guimarães.

Do histórico FM em plena atividade, Fernando Mansur (MPB), Robson Castro (SulAmérica Paradiso) e Alexandre Tavares (JB). Esperamos suas indicações até o fim de janeiro. Feliz 2014.


Um comentário:

  1. Os cinco que entrariam:
    - Clovis Monteiro
    - Antonio Carlos
    - Jorge Luiz
    - Mário Esteves
    - Cirilo Reis

    Os que jamais entrariam:
    - Antony Garotinho
    - Tino Junior
    - Pedro Augusto
    - Juninho Tititi
    - Soares Junior

    . Poste mais informações sobre o radio dos anos 80 e 90. A memória do rádio não pode ser esquecida.

    Bernardo.

    ResponderExcluir