Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

segunda-feira, 16 de março de 2015

De ventania e temporais

NEM PRAÇA, NEM JARDIM
Os ventos andam soprando de um modo muito estranho no rumo das rádios Nacional (*) e MEC AM, há onze anos administradas pela EBC-Empresa Brasil de Comunicação. Entre quarta (11) e sexta (13), as duas tiveram sua programação alterada, tocando músicas direto, no estilo ‘vamos ouvir/você ouviu’.

A temperatura nos estúdios subiu em consequência de uma pane no sistema central do ar-condicionado, limitando as atividades nas rádios a um locutor e um operador. Na MEC, até os informativos foram cancelados, enquanto a Nacional manteve os seus, gerados da matriz, em Brasília, inserindo os do Rio.

De domingo de carnaval (15) a quinta (19) – há menos de um mês – elas ficaram fora do ar. A causa foi o temporal que caiu no estado e danificou a torre dos transmissores instalados em Itaoca, São Gonçalo. Só podiam ser sintonizadas na Internet, e aplicativos, pouco afeitos a seu público, da terceira idade.
_______
A MEMÓRIA VIVA
(*) Corria o ano de 2000, era setembro, mês em que a Nacional aniversaria. A Radiobrás, então sua gestora, e o Ministério das Comunicações chegaram a anunciar a venda da rádio – não concretizada. A justificativa: os prejuízos acumulados nos anos 80, que a colocava em 11º lugar entre as AMs.

Em maio de 2002, temendo que a rádio deixaria de existir, transformando-se em mera repetidora da Nacional do Planalto, funcionários foram às ruas em protesto. E abraçaram simbolicamente o tradicional prédio de Praça Mauá. Por liderar o movimento, Daysi Lúcidi foi punida. O seu programa suspenso.

A revitalização em 2004 tinha como finalidade eliminar as condições precárias em que a emissora se encontrava. O governo aplicou altos investimentos na construção de estúdios modernos. Pouco mudou o panorama. A rádio sairia do tradicional endereço, por questões ainda misteriosas. MEC também.
_______
VOLTA AO COMEÇO
O comunicador Beto Britto, que se tornara conhecido pelos ouvintes de rádio com o ‘Planeta Rei’, está de volta ao meio. Através da Metropolitana AM 1090, das mais antigas do Rio, um celeiro de valores (que parou no tempo), onde ele começou a carreira.

A reestréia ocorre nesta segunda (16), de 2h às 4h da tarde. Antes da Globo, (de 2005 a 2014) ele teve passagem pela Imprensa FM, rebatizada de Mix. Beto estava atuando on-line, pois montara uma rádio na web, desde que ‘puxaram o seu tapete’ na Glória.
_______
LINHA DIRETA
/o/ Após algumas reprises, ‘Palco MPB’, com Fernando Mansur, na MPB FM, retorna a seu ritmo normal. Nesta terça, às 22h, Mart’nália abre a série 2015.
/o/ Problemas nas cordas vocais afastaram Clóvis Monteiro semana passada, de seu programa na Tupi. Cristiano Santos, repórter (e folguista), assumiu.
/o/ João Carlos Carino é o novo condutor de ‘Epoca de ouro’, com o grupo homônimo, segundas, 5h da tarde pela Nacional. Reprise aos sábados, às 2h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário